Cobaias protegidas em Minas
Um estudo de vacina do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) obteve resultados iniciais satisfatórios contra a covid. A Fiocruz afirmou que na prova de conceito, que indica se um imunizante tem potencial, camundongos usados como cobaias sequer apresentaram manifestações clínicas da doença quando expostos ao novo coronavírus.
Descuidados, britânicos lotam bares
Animados londrinos experimentaram um pouco de liberdade de circulação lotando pubs neste início de semana. As redes sociais estão repletas de fotos e vídeos compartilhados para comprovar que o uso de máscaras foi abolido em larga escala, enquanto policiais e fiscais nada fizeram. Ainda que a vacinação no Reino Unido tenha atingido quase 60% da população (40 milhões) com uma dose, nesta terça-feira (13) o primeiro-ministro, Boris Johnson, alertou que as metas de redução das infecções e das hospitalizações não foram alcançadas e que é preciso manter os cuidados. “É claro que o programa de vacinação ajudou, mas a maior parte do trabalho na redução da doença foi feito pelo lockdown”, afirmou Johnson.
Proteção por coquetel antiviral
A farmacêutica americana Regeneron anunciou os resultados da fase 3 de seu coquetel Regen-Cov, que reduziria em 81% o risco de uma pessoa desenvolver covid-19 de forma sintomática. O estudo utiliza uma combinação de antivirais (casirivimab e imdevimab) administrados por injeção subcutânea. O produto é desenvolvido em parceria com a suíça Roche. No futuro, esse coquetel poderá oferecer uma forma de proteção temporária à população enquanto novas vacinas não chegam.
Vacinômetro dos fujões
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (13) a lista dos estados com o número de pessoas que deixaram de tomar a segunda dose da vacina. Há 1,5 milhão de brasileiros nessa situação. Segundo o ministro, mesmo quem perdeu o prazo previsto no cronograma de vacinação deve procurar uma unidade de saúde rapidamente para regularizar a situação para que a imunização fique a mais completa possível.
O que mais MONEY REPORT publicou
- Agências dos EUA recomendam pausa na aplicação da vacina da Johnson
- 1,5 milhão de brasileiros deixaram de tomar segunda dose
Painel Coronavírus
Vacinados
• 808,8 milhões no mundo (10,7% da população)
• 27,43 milhões no Brasil (13% da população)
Segunda dose
• 176.182 milhões no mundo (2,3% da população)*
• 6,35 milhões de brasileiros (3% da população)
*dados arredondados*
Quando será a minha vez?
Não há dia certo, porém no link da plataforma “Quando vou ser vacinado” é possível ter uma estimativa. Como os dados são atualizados quase todos os dias, as expectativas mudam de acordo com a quantidade de doses aplicadas, grupos atendidos, faixas etárias e estado. Confira.
Leitos de UTI
• 80% * de ocupação total em 25 estados brasileiros e o DF
*Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa
Casos confirmados
• 13.599.994 – acumulado
• 84.186 – novos infectados
• 12.074.798 – recuperados
• 1.166.771 – em acompanhamento
• 6.471,7 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas
• 358.425 – óbitos acumulados
• 3.808 – novas vítimas fatais
• 2,6% – letalidade
• 170,6 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 13/04/21 – 20h00
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz.