Em evento realizado neste sábado (12), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reiterou a promessa de que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra o novo coronavírus até o fim do ano. “Este ano, a despeito das condições ainda complexas na assistência à saúde, o Ministério da Saúde já contratou 600 milhões de doses de vacina, de tal maneira que a população acima de 18 anos será vacinada até o fim do ano. Isto eu posso assegurar. Somente em junho, nós vamos distribuir mais de 40 milhões de doses de vacina. Nós estamos antecipando doses”, disse. Além dos contratos com os laboratórios, Queiroga destacou a aposta no acordo de transferência de tecnologia da AstraZeneca para a Fiocruz para cumprir o compromisso. “Nós já temos 200 milhões de doses da Pfizer contratadas e 100 milhões dessas doses estarão disponíveis até setembro. Outros 100 milhões de doses estarão disponíveis até dezembro. E avança o contrato para mais 100 milhões de doses da (vacina da empresa) Moderna. Então, isso é a certeza que nós vamos vacinar a nossa população e por fim ao caráter pandêmico dessa doença.”
Surto venezuelano
A Federação Venezuelana de Futebol (FVF) confirmou 12 casos positivos do novo coronavírus nos integrantes da delegação que está no Brasil para participar da Copa América. A Venezuela será adversária da seleção brasileira na abertura do campeonato. Os dois times entram em campo neste domingo (13), a partir das 18h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Informe publicitário
Lições para o futuro
Os líderes do G7, grupo dos países mais industrializados do mundo e que estão reunidos neste fim de semana no Reino Unido, colocaram entre as prioridades um plano para a prevenção contra futuras pandemias. O premiê britânico, Boris Johnson, afirmou que as nações devem aprender as lições da atual crise sanitária para conter a disseminação de uma eventual doença e também os efeitos sociais e econômicos. Os dirigentes devem oferecer em conjunto um bilhão de doses de vacina contra o coronavírus ao resto do mundo e, na declaração final do encontro, sinalizar com um pedido para reforma e fortalecimento da Organização Mundial da Saúde. (OMS)
Suporte para superar o luto
Um projeto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES), em parceria com a Universidade Brasília (UnB), vai oferecer apoio psicológico online para pessoas que perderam parentes para o novo coronavírus. A procura pela iniciativa foi tão grande que, em menos de 24 horas após o anúncio do serviço, as 285 vagas disponibilizadas se esgotaram. Aos interessados, ainda é possível se cadastrar para uma lista de espera, para atendimento futuro. Ao todo, está prevista a formação de 19 grupos de apoio, cada grupo com 15 pessoas, coordenados por uma dupla de psicólogos. Serão seis encontros virtuais, com duas horas de duração, a partir da segunda quinzena de junho.
Zap da Fiocruz
Painel Coronavírus
Vacinados (ao menos a primeira dose)
• 2,3 bilhões no mundo
• 76,6 milhões no Brasil
Casos confirmados no Brasil
• 17.374.818 – acumulado
• 78.700 – novos infectados
• 8.267,9 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 486.272 – óbitos acumulados
• 2.037 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 231,4 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 12/06/21 – 19h30
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz