Capital maranhense vacina adolescentes
Nesta sexta-feira (6), São Luís (MA), deu início à vacinação da população com 12 anos. Com isso, a cidade concluirá a vacinação de todo o público apto ser imunizado, sendo a primeira capital brasileira a vacinar tanto a população adulta quanto adolescente. O prefeito Eduardo Braide (Podemos) atribui o sucesso à forte adesão da população. Todos os residentes da capital cadastrados podem receber sua agulhada. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
O que MONEY REPORT publicou
Demissão por falta de vacina
O Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo (SindResBar-SP) publicou uma nota de esclarecimento em que orienta o empregador a demitir o funcionário que se recusar a se vacinar. A nota se baseia nas conclusões do Ministério Público do Trabalho. A recusa deve ser justificada e comprovada por razões médicas. No caso, a orientação é para que o funcionário permaneça, de preferência, em trabalho remoto. A recusa injustificada, pode ocasionar na aplicação de penalidades previstas na CLT ou no estatuto de servidores, dependendo do vínculo de trabalho. O sindicato alerta que a demissão só deve ocorrer após uma conversa. O temor é que o indivíduo coloque em risco a imunização coletiva.
O que MONEY REPORT já publicou
Rio fora da sala de aula
O governo do Rio de Janeiro determinou, por uma semana, a suspensão de aulas presenciais em 36 municípios. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (6) e vale para toda a próxima semana.
Municípios
- Aperibé
- Belford Roxo
- Bom Jesus de Itabapoana
- Cambuci
- Carapebus
- Cardoso Moreira
- Cordeiro
- Duas Barras
- Duque de Caxias
- Iguaba Grande
- Italva
- Itaocara
- Itaperuna
- Japeri
- Laje do Muriaé
- Mesquita
- Miracema
- Natividade
- Nilópolis
- Nova Iguaçu
- Porciúncula
- Queimados
- Rio das Flores
- Rio de Janeiro – capital
- Santo Antônio de Pádua
- São Francisco de Itabapoana
- São João da Barra
- São João de Meriti
- São José de Ubá
- São Pedro da Aldeia
- São Sebastião do Alto
- Seropédica
- Silva Jardim
- Teresópolis
- Trajano de Moraes
- Varre-Sai
_________________________________________________________________________________________________________________
Informe Publicitário
_______________________________________________________________________________________________________________
Paes equivocado
O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) anunciou um plano audacioso de flexibilização na última semana e, nesta sexta-feira (6), disse que se equivocou na forma como se expressou. Ele recomendou que esqueçam a impressão que passou sobre o avanço da covid-19 na cidade. Ao apresentar o boletim epidemológico, Paes reconheceu passou a impressão que tudo estava bem e hoje admitiu a possibilidade de endurecer as medidas de circulação.
Boletim da Fiocruz
A nova edição do Boletim Observatório Covid-19, da Fiocruz, indica que o surgimento e o crescimento de novas variantes, como a delta, acendem um alerta. O elevado patamar de risco de transmissão pode ser agravado pela maior transmissibilidade da variante, por isso, é fundamental combinar vacinação com o uso de máscaras. Além disso, aumentar as campanhas publicitárias e buscar aqueles que ainda não se vacinaram. A edição destacou que a proporção de casos de internações entre idosos, que atualmente é de 37,5%, ficou em 27,1% na semana 23, entre 6 e 12 de junho. A proporção de óbitos, que, na mesma semana era de 44,6%, agora está em 62,1%. Os cientistas alertaram que “qualquer conclusão sobre a mudança apontada no perfil da pandemia no Brasil ainda é precoce e deve ser acompanhada nas próximas semanas”.
Leitos de UTI
- Elevação: Mato Grosso (de 63% para 79%), estado do Rio de Janeiro (59% para 61%) e as capitais Fortaleza (55% para 65%), Belo Horizonte (58% para 60%), e Campo Grande (67% para 74%);
- Quedas: Roraima (68% para 58%), Pará (61% para 54%), Tocantins (71% para 64%), Maranhão (65% para 57%), Paraíba (34% para 26%), Alagoas (46% para 26%), Sergipe (45% para 37%), Minas Gerais (56% para 51%), São Paulo (55% para 49%), Paraná (64% para 59%), Rio Grande do Sul (65% para 60%) e Distrito Federal (83% para 61%).
Novas doses chegando
Painel Coronavírus
Vacinados
• 4,36 bilhões no mundo (58,13% da população)
• 101,2 milhões no Brasil (47,5% da população)
* primeira dose
Segunda dose *
• 1,09 bilhão mundo (14,6% da população)
• 41,9 milhões de brasileiros (19,6% da população)
* incluindo dose única
Casos confirmados no Brasil
• 20.108.746 – acumulado
• 18.868.602 – recuperados
• 678.382 – em acompanhamento
• 42.159 – novos infectados
• 9568,9 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 561.762 – óbitos acumulados
• 1.056 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 267,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 06/08/21 – 18h30
Fontes: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Universidade Johns Hopkins (EUA)