Virada paulista dos vacinados
A cidade de São Paulo aplicou mais de 500 mil doses na Virada da Vacina, quando os postos funcionaram por 34 horas ininterruptas, da tarde sábado (14) até domingo (15). Eram esperadas cerca de 600 mil aplicações. De acordo com a prefeitura, 99,2% da população adulta do município tomou ao menos uma dose de imunizante.
O que MONEY REPORT publicou hoje:
- Voos domésticos em agosto chegam a 70% do nível pré-pandemia
- Publicitário Duda Mendonça morre aos 77 anos
- CPI convoca auditor do TCU que teve relatório de mortes por covid fraudado
Idosos de Paquetá ganharão mais uma dose
A cidade do Rio vai testar uma terceira dose de imunizante entre os moradores idosos da Ilha de Paquetá, anunciou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, como forma de tentar conter a variante delta. Serão utilizadas Covishield e Pfizer, independente se o ciclo vacinal foi completado com CoronaVac. O complemento pode se mostrar essencial, já que a vigilância genômica aponta que a nova cepa é responsável por 56,6% das contaminações. Se o teste der certo, o governo pode adotar a prática para o resto da população.
- A confirmação da propagação da delta foi dada no Twitter de Soranz
Vetores infantis
Estudos indicam que crianças de até 3 anos adoecem menos, mas têm maior capacidade de transmissão do vírus. Além disso, eles têm maior dificuldade em manter as medidas protetoras (uso correto de máscaras, distanciamento social e higiene das mãos). Sendo receptores e vetores, levam o coronavírus para casa, onde convivem com adultos mais propensos a desenvolver a doença. Essa possibilidade levanta dúvidas sobre a volta das aulas presenciais. Uma pesquisa do Journal of the American Medical Association revelou que a chance de crianças transmitirem a doença para os demais familiares é quase 1,5 vez maior que os jovens acima de 14 anos.
_________________________________________________________________________________________________
Informe Publicitário
__________________________________________________________________________________________________
Mais jogos público
As Paraolimpíadas de Tóquio ocorrerão sem espectadores, afirmaram os organizadores nesta segunda-feira (16). O governo deve prorrogar as medidas de emergência para conter o coronavírus na capital e em outras regiões que sediarão esses jogos. O Japão soma 1,15 milhões de infecções, com 15.423 óbitos e 37,4% de totalmente imunizados.
3CL, a esperança de sabotagem
Cientistas ligados ao Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos (CIBFar) desvendaram detalhes do processo de maturação da principal enzima envolvida na replicação do coronavírus, conhecida como 3CL. A descoberta, descrita no Journal of Molecular Biology, facilita a busca de medicamentos capazes de ‘sabotar’ o processo logo no início. De acordo com o coordenador do CIBFar, a Pfizer faz ensaios clínicos com um medicamento que pode barrar essa enzima.
Antígeno da Fiocruz
Painel Coronavírus
Vacinados (cumulativos)
• 4,72 bilhões no mundo (62,93 % da população)
• 115 milhões no Brasil (53,99% da população)
Segunda dose *
• 1,2 bilhão no mundo (16% da população)
• 49,62 milhões de brasileiros (23,3% da população)
*dados aproximados
Casos confirmados no Brasil
• 20.378.570– acumulado
• 9.697 – novos infectados
• 19.255.927 – recuperados
• 553.151 – em acompanhamento
• 9.690,4 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 569.492– óbitos acumulados
• 434 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 271 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados atualizados em 16/08/21 – 18h00
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz