MSD autoriza fabricação de genéricos
A farmacêutica Merck Sharp & Dohme (MSD) assinou um acordo com o Medicines Patent Pool (MPP), consórcio apoiado pelas Nações Unidas, para o licenciamento de versões genéricas de seu tratamento antiviral oral experimental contra a covid-19. A pílula de molnupiravir foi desenvolvida em parceria com a Ridgeback Biotherapeutics. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27). A Merck afirmou que licença livre de pagamento de royalties se aplicará a fabricantes selecionados pelo MPP em 105 países de baixa e média renda.
O que MONEY REPORT publicou hoje:
- Gilberto Braga: uma parte da história brasileira se vai com ele
- Indústria registra terceira queda de confiança, mas mantém patamar alto
- Para 54%, novo auxílio não trará votos; 53% entendem que há riscos
- Quem são os melhores de 2021
Empregos recuperados no Rio
O Rio de Janeiro já recuperou 99,8% dos empregos perdidos na pandemia. É o que indica a análise dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na manhã desta terça-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Pelo oitavo mês consecutivo, o Rio apresenta saldo positivo na geração de empregos: foram criados 19.076 postos de trabalho com carteira assinada em setembro, o que coloca o estado em quarto lugar no ranking de vagas formais. Se comparado com setembro do ano anterior (9.723), o resultado é 96% superior.
____________________________________________
Informe Publicitário
_____________________________________________
RJ libera máscaras
A prefeitura do Rio de Janeiro liberou a necessidade do uso de máscaras de proteção facial em ambientes abertos e sem aglomeração. O novo decreto, publicado em Diário Oficial nesta quarta-feira (27), também autoriza o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança, desde que com até 50% da capacidade. A realização de festas e eventos que precisem de autorização também foi liberada em áreas públicas e particulares com até 50% da capacidade, além de eventos em locais abertos, com lotação máxima de 1.000 pessoas. Nesses casos, a máscara de proteção deve ser utilizada.
Exercício ilegal de profissão
Um funcionário público de Registro, no interior de São Paulo, é investigado por suspeita de ter aplicado vacinas contra a covid-19 utilizando o registro profissional de auxiliares de enfermagem. O homem, que atua na área administrativa da pasta, foi afastado. Uma comissão foi criada para apurar a denúncia de exercício irregular da enfermagem. A denúncia foi feita de modo anônimo.
Crianças de 3 anos vacinadas
A China começou a vacinar crianças de entre 3 e 11 anos contra a covid-19 para deter a variante delta e os surtos que se tornam mais frequentes. Os imunizantes, desenvolvidos pela Sinovac Biotech e pela estatal Sinopharm já foram administrados a maiores de 12 anos. O país havia aprovado a vacinação de crianças acima de 3 anos em junho e foi obrigado a acelerar o atendimento.
Europeus voltam com restrições
A Europa é o continente com a maior proporção de novos casos de covid no mundo. A pandemia voltou a ganhar força em 22 dos 27 países da União Europeia. De maneira geral, as infecções estão aumentando; já as mortes variam a cada lugar. Como Romênia, Bulgária e Ucrânia, por exemplo, vacinaram menos que Reino Unido, Espanha e Portugal, estão com médias diárias de mortes por milhão de habitantes mais elevadas. Com o inverno no Hemisfério Norte chegando, os sistemas de saúde podem ficar sobrecarregados.
OMS quer novas recomendações para viagens internacionais
O Comitê de Emergência sobre a Pandemia do Novo Coronavírus da Organização Mundial de Saúde (OMS) defende que todas as vacinas autorizadas pela entidade sejam reconhecidas para efeito das obrigações de demonstração de imunização para a entrada em outros países. O comitê argumenta que a vacinação não pode ser a única condição para a entrada de viajantes em seus territórios, dado que em muitos países subdesenovlvidos as campanhas estão atrasadas.
3,6 milhões de doses recebidas
Painel Coronavírus
Vacinados *
• 3,89 bilhões no mundo (48,9% da população)
• 6,92 bilhões no mundo (87,85% da população — cumulativo)
• 154,14 milhões no Brasil (72,26% da população)
* dados globais aproximados
Segunda dose **
• 2,93 bilhões no mundo (37,8% da população)
• 117,35 milhões de brasileiros (55,01% da população)
** dado global aproximado
Casos confirmados no Brasil
• 21.748.984 – acumulado
• 13.424 – novos infectados
• 20.944.087 – recuperados
• 198.651 – em acompanhamento
• 10.349,4 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 606.246 – óbitos acumulados
• 442 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 288,5 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados vacinais atualizados em 27/10/2021, às 18h18
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz