Obrigatoriedade como último recurso
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, Hans Kluge (imagem), apelou para que vacinação obrigatória seja adotada apenas como último recurso. O pedido foi feito nesta terça-feira (7). Ele disse que primeiro é importante sensibilizar a população para a importância de receber as doses. Só depois de esgotadas todas as alternativas, será aceitável forçar a vacina aos europeus.
O que MONEY REPORT publicou hoje:
- IGP-DI tem queda de preços de 0,58% em novembro
- Transações sem dinheiro em espécie crescerá 52% até 2025
- Exame: o que não aprender com o CEO que demitiu pelo Zoom
- Governo não exigirá comprovante de vacinação de passageiros vindos do exterior
Caem as testagens paulistas
A quantidade de testes PCR realizados no estado de São Paulo caiu 70,5% de junho a outubro na rede pública. Entre os meses de setembro e outubro, os testes realizados não ultrapassaram os 200 mil. Eles foram realizados apenas em pacientes que apresentavam algum sintoma de covid-19, ao contrário do que especialistas recomendam. “Especialmente nesse momento que estamos em alerta, seria o ideal de reforçar os testes. Ir além de testar somente sintomáticos. Esse foi o erro do Brasil ao longo da pandemia”, disse a membro do Observatório Covid-19, Lorena Barberia.
____________________________________________
Informe Publicitário
____________________________________________
CoronaVac para variante
A farmacêutica Sinovac começará a fazer testes clínicos para testar uma nova versão da CoronaVac, adaptada para combater a variante ômicron. O anúncio foi feito nesta terça-feira (7), durante um simpósio sobre a vacina, feito pelo Instituto Butantan, que produz o imunizante no Brasil. Yaling Hu, vice-presidente da Sinovac, explicou que a Sinovac pretende concluir o estudo em três meses.
Alérgicos com menos chances de infecção
Pessoas com doenças alérgicas, como eczema, dermatite atópica ou rinite alérgica, podem ter um menor risco de contrair a covid-19. A conclusão é de um estudo feito no Reino Unido, pela Universidade Queen Mary de Londres, publicado na revista científica Thorax, que buscou entender como diferentes fatores, como demográficos, socioeconômicos e de comorbidade, se relacionam com a probabilidade de desenvolver a doença.
Reino Unido exige teste a viajantes
O Reino Unido passou a exigir um teste PCR a todos os viajantes que desembarcarem no país. O exame deverá ser realizado até 48 horas antes da chegada. O anúncio foi feito no sábado (4) pelo secretário de Saúde, Sajid Javid. Segundo ele, a nova regra foi definida “à luz dos dados mais recentes” para desacelerar a propagação da ômicron. A medida entrou em vigor nesta terça-feira (7).
Unidade de Oxford no Rio
Dose de fim de ano
Efetividade da CoronaVac
Painel Coronavírus
Vacinados
• 836,63 milhões no mundo (10,62% da população com a primeira dose)*
• 8,21 bilhões de doses distribuídas (105,34% da população global — cumulativo, incluindo doses de reforço e estoques)*
• 19,02 milhões no Brasil (8,91% da população)
* Dados globais aproximados
Segunda dose *
• 3,51 bilhões no mundo (44,55% da população)*
• 140,51 milhões de brasileiros (65,87% da população)
* Dado global aproximado
Casos confirmados no Brasil
• 22.157.726 – acumulado
• 10.250 – novos infectados
• 21.386.271 – recuperados
• 155.437 – em acompanhamento
• 10.543,9 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas no Brasil
• 616.018 – óbitos acumulados
• 274 – novas vítimas fatais
• 2,8% – letalidade
• 293,1 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Dados nacionais atualizados em 07/12/2021, às 19h30
Fontes: Ministério da Saúde, secretaria estaduais e municipais de saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), consórcio de veículos de imprensa, Organização Mundial de Saúde (OMS) e Universidade Johns Hopkins