Queiroga, o apaziguador
O novo indicado ao comando do Ministério da Saúde, Marcelo Queiroga (imagem), fez um pronunciamento nesta terça-feira (16). Ele explicou que o país vive uma nova onda da pandemia com muitos óbitos e que a qualidade dos atendimentos hospitalares precisa melhorar. “Sobretudo temos que unir esforços com os secretários municipais e estaduais de saúde. Há os órgãos representativos como o Conass [Conselho Nacional de Secretários de Saúde] e o Conasems [Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde]”. O que chamou a atenção foi o tom de apaziguamento de Queiroga após uma gestão de saúde pública atabalhoada de Eduardo Pazuello que provocou desavenças entre os governadores estaduais e a União. Ele também defendeu as vacinas e reiterou a contratação de mais de 500 milhões de doses durante a gestão de Pazuello.
Mais recordes fúnebres
Na últimas 24 horas, o Brasil voltou a bater seu próprio recorde de mortes por covid-19. Foram 2.841 óbitos. O estado de São Paulo também registrou recorde em 679 mortes.
Super anticorpos
O escritor americano John Hollis, de 54 anos, descobriu que possui super anticorpos contra a covid-19. Eles atacam diversas partes do vírus e o eliminam rapidamente, e assim, o faz ser imune às variantes. Agora, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins estudam esta característica de Hollis e de outros pacientes para aprender mais sobre o coronavírus e melhorar as vacinas. A descoberta aconteceu em julho de 2020, quando o escritor mencionou que morava com uma pessoa infectada ao médico Lance Liotta, professor na Universidade George Mason, e realizou testes.
Professores devem ser incluídos
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou nesta terça-feira (16) seu pedido ao Ministério da Saúde para que professores sejam incluídos como parte do grupo prioritário ao Programa Nacional de Imunização (PNI) para que seja possível viabilizar o retorno às aulas.
Minas em alerta
O estado de Minas Gerais entrará na onda roxa a partir desta quarta-feira (17), para conter as contaminações por covid-19. De acordo com o decreto do governador Romeu Zema (Novo), a medida vigorará por 15 dias. Só funcionarão os serviços essenciais (supermercados, lotéricas, bancos, postos de combustíveis). Além disso, um toque de recolher entre 20h e 5h e barreiras sanitárias serão implementados. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, 85,3% dos leitos de UTI para covid-19 estão ocupados.
Bolsonaro no Prosul
O presidente Jair Bolsonaro pediu aos organismos financeiros internacionais por mais ações que apoiem os esforços dos países da América do Sul no enfrentamento da pandemia e seus efeitos sociais e econômicos. Ele participou nesta segunda-feira (16) da 6ª Reunião Extraordinária de Presidentes do Foro para o Progresso da América do Sul (Prosul). “A ação dos Estados soberanos para mitigar os efeitos nocivos da pandemia na economia e na sociedade tem se mostrado decisiva. Temos contado com o apoio fundamental de instituições internacionais de crédito aliadas à nossa causa”, explicou. Ele esboçou preocupação com a suspensão das atividades produtivas e o impacto da pandemia sobre os níveis de emprego e renda, mas destacou o programa do auxílio emergencial brasileiro, voltado às pessoas em situação de vulnerabilidade e os gastos do governo com ações para reduzir os efeitos da calamidade.
Moderna para os pequenos
A farmacêutica Moderna iniciará testes de sua vacina em bebês, crianças e jovens. Confira como será conduzido o estudo:
- Testes conduzidos nos Estados Unidos e Canadá
- 1° ensaio: serão 6,75 mil crianças e bebês dos com idades entre seis meses e 12 anos;
- 2° ensaio: serão 3 crianças e jovens com idades entre 12 e 17 anos;
- Os participantes receberão duas doses da vacina ou um placebo, separadas por 28 dias e em quantidades distintas;
- A farmacêutica acompanhará o efeito do imunizante ao longo de um ano;
- A resposta imunológica contra a covid-19 será acompanhada no período;
- Será monitorado o surgimento de qualquer efeito secundário ou adverso;
Testes Roche com erros
Autoridades de saúde dos Estados Unidos têm alertado sobre o risco de erro no diagnóstico de covid-19 no teste da farmacêutica Roche. Na sexta-feira (12), a Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês), comunicou que problemas com os tubos de processamento do teste cobas podem levar a um resultado positivo em pessoas que não estão infectadas. A recomendação é testar mais de uma vez para garantir a precisão.
O que mais MONEY REPORT publicou
- Pazuello pode ganhar cargo no Palácio do Planalto
- Bolsonaro muda de ideia e decide se vacinar
- Brasileiro só espera retorno à normalidade em 2022, indica pesquisa
- Ludhmila era amiga de Dilma e de Gilmar. Por que a Abin não avisou Bolsonaro?
Painel Coronavírus
Dados atualizados em 16/03/21 – 20h40
Vacinados
- 381,3 milhões no mundo * (5,08% da população)
- 11,9 milhões no Brasil * (5,63% da população)
* Considerando as duas doses
Leitos de UTI
- 80% de ocupação total em 18 estados brasileiros*
* Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa
Casos confirmados
• 11.603.565 – acumulado
• 83.926 – casos novos
• 10.204.541 – casos recuperados
• 1.116.867 – em acompanhamento
• 5.521,6 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas
• 282.127 – óbitos acumulados
• 2.841 – novas vítimas fatais
• 2,4% – letalidade
• 134,3 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz