Sem estoque
Além da falta de leitos de UTI, o estoque de analgésicos, sedativos e bloqueadores musculares usados para a intubação de pacientes pode acabar em 20 dias no Brasil, o que tornara inútil a criação de novos leitos. Pacientes em estado grave poderão morrer sufocados, aponta a Folha de S.Paulo, nesta quinta-feira (18). Associações de medicina intensivia, hospitais e operadoras de saúde se reunirão com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para discutir a nova crise. O presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Reinaldo Scheibe, explicou: “As internações aumentaram, a permanência dos doentes nas UTIs também, e o consumo dos medicamentos explodiu”. O pedido das entidades é que a indústria nacional aumente sua produção e que a Anvisa facilite as importações.
Compensações aos profissionais de saúde incapacitados
Câmara e Senado derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto de lei que estabelece indenização de R$ 50 mil aos profissionais de saúde que ficaram permanentemente incapacitados ao trabalho após contrair covid-19. Com a rejeição do veto, as indenizações devem ser pagas. A iniciativa é do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). Senadores afirmaram que mesmo com a melhora da situação mediante a imunização dos profissionais da linha de frente, a exposição anterior e as sequelas da doença deverão ser compensadas pela União, já que eles lidaram com uma emergência nacional.
Consórcio do Sul
O governo do Paraná informou nesta quinta-feira (18) que formalizou a intenção de compra de 16 milhões de doses de vacinas – sem laboratório definido. O montante pode chegar a 33 milhões. Também está em discussão entre os governadores da Região Sul a criação de um consórcio, semelhante ao do Nordeste, e a adoção de medidas conjuntas. As discussões ocorreram por videoconferência entre os governadores Ratinho Júnior (PSD-PR), Carlos Moisés (PSL-SC) e Eduardo Leite (PSDB-RS), nesta quinta-feira (18).
CoronaVac no fim do mundo
A campanha de vacinação do Chile chegou à Antártida. Marcela Andrade, do Instituto Antártico Chileno (INACH), relatou na noite de quarta-feira (17) que militares da força aérea e trabalhadores da base de pesquisa Professor Julio Escudero foram imunizados no domingo (14) com a CoronaVac. Logo o pessoal de outras bases será atendido. Houve um pequeno surto de covid nas bases e estações chilenas em dezembro, mas o problema foi contido.
AstraZeneca absolvida
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) afirmou, nesta quinta-feira (18), que a vacina da AstraZeneca/Oxford não tem relação direta com os casos de trombose registrados em alguns países do bloco. A diretora executiva da EMA, Emer Cooke, declarou que especialistas da agência concluíram que a vacina “beneficia e protege”. Por garantia, uma advertência será colocada na embalagem do produto.
O que mais MONEY REPORT publicou
- Senador Major Olimpio tem morte cerebral por complicações da covid-19
- Lira pede união na pandemia contra “vexame internacional”
- Estímulos fiscais da União Europeia devem se manter até 2022
Painel Coronavírus
Dados atualizados em 18/03/21 – 19h
Vacinados
- 400,2 milhões no mundo * (5,33% da população)
- 12,6 milhões no Brasil * (5,97% da população)
* Considerando as duas doses
Leitos de UTI
- 90% de ocupação total em 23 estados brasileiros*
* Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa
Casos confirmados
• 10.339.432 – acumulado
• 86.982 – novos infectados
• 10.339.432 – recuperados
• 1.122.006 – em acompanhamento
• 5.606 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas
• 287.499 – óbitos acumulados
• 2.724 – novas vítimas fatais
• 2,5% – letalidade
• 137 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz