80,3% de brasileiros com vacinação completa
O Brasil conta com 172,5 milhões de habitantes com vacinação completa contra a covid-19, como mostra o boletim divulgado neste domingo (2) pelo consórcio de veículos de imprensa. Ao todo, 172.594.597 brasileiros tomaram as duas doses ou a dose única de imunizante, o correspondente a 80,34% da população nacional. Os dados foram fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde. O estado de São Paulo permanece com a maior porcentagem de habitantes com vacinação completa: 89,11% da população local. Na sequência, estão Piauí (88,53%), Ceará (86,61%), Paraná (83,53%) e Rio Grande do Sul (82,19%).
Anticorpos mais tempo em reforçados
Uma pesquisa da Escola de Medicina da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, destaca os benefícios da dose de reforço contra a covid-19. As descobertas mostram como os reforços de vacinas de RNA mensageiro, como a da Pfizer e da Moderna, afetam a durabilidade dos anticorpos no organismo. De acordo com os pesquisadores, um reforço induz anticorpos mais duradouros até mesmo entre aqueles que se recuperaram de uma infecção por covid-19. “Esses resultados se encaixam com outros relatórios recentes e indicam que as doses de reforço aumentam a durabilidade dos anticorpos induzidos pela vacina”, disse o pesquisador Jeffrey Wilson, da Divisão de Asma, Alergia e Imunologia da UVA Health.
O que MONEY REPORT publicou
- Anvisa aprova injeção para tratar obesidade
- Certidão de óbito mostra causas da morte de Pelé
- Brasil receberá mais 50 milhões de doses contra covid
- Cobertura vacinal e redução de filas são desafios
Maior circulação em metrópoles chinesas
Algumas das principais cidades da China registraram nos últimos dias um aumento de passageiros em seus metrôs, sinal de que o pico do surto de covid-19 que atravessam pode ter ficado para trás. Metrópoles como Xangai, Cantão, Shenzhen e Nanjing juntaram-se a cidades como Pequim e Zhengzhou, as primeiras a verem explosões de caso — e também primeiras a começarem seu retorno à normalidade. Em Zhengzhou, capital da província de Henan, no centro do país, a maior fábrica de iPhones do planeta já opera a 90% de sua capacidade.
China critica medidas de controle internacional
O governo de Pequim criticou a decisão de alguns países de voltar a impor limites e controles de covid-19 para passageiros que chegam da China, alegando que as medidas são anticientíficas e ameaçaram retaliação. Desde a semana passada vem crescendo o número de países que impuseram novos controles sanitários para voos vindos da China. Na segunda-feira, Austrália e Canadá se juntaram a Estados Unidos, Japão e União Europeia na lista de nações que impuseram controles de covid-19 para quem chega da China. As novas medidas são uma reação internacional ao fim da política de “covid zero” na China, que fez explodir o número de casos no país para o pior patamar desde o início da pandemia em 2020.