Confiança no governo compete com o receio, principalmente entre os evangélicos, aponta levantamento do Ipec
Divulgada neste domingo (19), uma pesquisa sobre ambiente político do Ipec aponta que 41% dos brasileiros consideram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “ótimo” ou “bom”; 30% consideram a administração petista “regular” e 24% apontam como “ruim” ou “péssima”.
A aprovação do início do mandato de Lula é superior a do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (34% em 2019) e do segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (12%). No entanto, é menor que as de seus governos anteriores (51% em 2003 e 49% em 2007) e do primeiro mandato de Dilma em 2010 (56%).
O Nordeste é a região onde Lula tem maior aprovação (53% de “ótimo” ou “bom”), com maior rejeição ao petista no Centro-Oeste e no Norte (31%). Em relação à religião, 32% dos evangélicos consideram o governo “Lula como “ruim” ou “péssimo”, enquanto 31% acham a gestão “boa” ou “ótima”. Já 45% dos católicos aprovam o governo e 21% desaprovam.
A pesquisa também apontou que 51% dos entrevistados não consideram Bolsonaro culpado pelos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. 22% acham que o ex-presidente deve ser julgado e se tornar inelegível nas próximas eleições e 19% desejam que Bolsonaro seja preso pelos ataques.
A pesquisa ainda aponta que quase metade da população brasileira considera que o Brasil possa se tornar comunista, sendo que 31% concorda plenamente com esta possibilidade e 13% em parte. Já 48% dos entrevistados discordam desta possibilidade. Os evangélicos são os que mais concordam com uma “ameaça comunista” (57%) e o Norte e Centro-Oeste são as regiões onde mais brasileiros creem nestá possibilidade (47%). A pesquisa avalia expectativas, por mais irreais que possam parecer.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Uma resposta
ASSISTAM NICARAGUA LIBERDADE EXILADA.
VOCES VAO ENTENDER O QUE LULA.
QUALQUER SEMELHANCA NAO E MERA COINCIDENCIA.