Investigações apontaram envolvimento dos oficiais das Forças Armadas em escândalos
Pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (16) pelo jornal Folha de S. Paulo, apontam que seis em cada dez brasileiros consideram que oficiais das Forças Armadas estavam envolvidos em irregularidades durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 25% descartam esta hipótese e 4% não souberam responder.
Investigações apontam os militares envolvidos em escândalos, como o tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro que foi preso acusado de falsificar dados de vacinação contra a covid-19 e que também é apontado como envolvido na venda de joias sauditas recebidas como presente.
O maior índice de que os militares estavam envolvidos em falcatruas é entre os mais ricos (69%) e moradores do Nordeste (70%), região majoritariamente de esquerda.
A pesquisa também apontou que a confiança nas Forças Armadas é a menor em 6 anos, com 34% dos entrevistados afirmando que confiam muito na instituição, 44% confiam pouco e 21% não confiam.
O Datafolha ouviu 2.016 pessoas na última terça (12) e quarta (13). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.