Especialista em comportamento do consumidor dá dicas de como comerciantes podem aproveitar a data
Uma das datas comemorativas mais importantes do primeiro semestre, o Dia das Mães é sempre um forte período de vendas para a maioria das marcas e do varejo. Segundo pesquisa Dia das Mães, da Opinion Box, 77% dos entrevistados têm a intenção de adquirir presentes para celebrar a data especial. O gasto médio com o presente fica entre R$ 50 e R$ 200 e 40% dos consumidores planejam pesquisar o presente duas semanas antes da data (ou menos).
“Sabendo que o consumidor costuma tomar sua decisão poucas semanas, ou até dias, antes da compra as marcas devem investir em uma comunicação mais direta e eficaz, seja via redes sociais, whatsapp, mídias digitais ou email marketing”, explica Maicon Dias, CEO da Gampi Casa Criativa e especialista em comportamento do consumidor. “É importante se mostrar relevante em um momento em que o cliente deseja fazer uma compra rápida e assertiva, em meio a tantas ofertas. Investir em um planejamento que garanta estoques e entregas para esse consumidor é fundamental na compra de última hora”, completa.
Focar em estratégias de preços competitivos também é uma dica, já que 64% dos consumidores indicam que bons preços e promoções são decisivos na escolha de onde comprar. “Um item interessante que as pesquisas trazem é que 9% dos consumidores priorizam como relevante poder comprar online e retirar em loja física, o que nos mostra essa como uma tendência de comportamento que busca conveniência. É uma faixa etária que, apesar de já estar acostumada com a compra on-line, valoriza essa facilidade, por isso as lojas devem estar atentas a essa possibilidade. Sem contar que a ida do cliente até a loja para buscar o produto é uma nova oportunidade de venda”, explica Maicon.
Mais da metade dos entrevistados responderam que os presentes escolhidos serão roupas ou acessórios. “Neste caso, um importante argumento de venda é mencionar as possibilidades de troca, seja para lojas físicas ou online. Esse ponto traz segurança para quem comprar fazer sua escolha”, completa Dias.