Primeiro pouso no Salgado filho foi da Azul, às 8h03. Voos internacionais deve ser retomados em dezembro
Após exatos 170 dias fora de operação devido aos estragos causados pelas chuvas que atingiram o estado em abril e maio, nesta segunda-feira (21) os primeiros voos comerciais voltaram ao Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Cerca de 75% da pista ficou submersa e as água invadiu os terminais de cargas e passageiros.
Confira o vídeo do primeiro avião a chegar foi um Airbus A320 (voo 2603), da Azul, que pousou 8h03, vindo de de Campinas (SP), de onde decolou às 6h36. Havia 180 pessoas na aeronave, sendo 174 delas passageiros. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil passageiros devem circular no terminal de passageiros no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas).
Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as primeiras rotas abrangem também voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em novembro devem ser retomadas as rotas para Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Apenas 1.730 metros da pista principal estão em operação. Os demais 1,4 mil metros estão em reforma. A expectativa é que a partir de 16 de dezembro a pista possa ser usada de modo completo, recebendo voos internacionais da Cidade do Panamá (Copa Airlines). Em janeiro devem ser tomadas as rotas de e para Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam).
O que MR publicou
- Aeroporto de Porto Alegre volta a receber voos comerciais na segunda
- Chuvas e alagamentos atingem parte do RS
- Inmet divulga alerta de perigo para o RS
- Aeroporto de Porto Alegre reabrirá em outubro com 70% da capacidade
- Aeroporto de Porto Alegre reabre para embarques e desembarques
- Base de Canoas funcionará 24 horas
- Aeroporto de Porto Alegre reabrirá em julho
- Salgado Filho deve reabrir só no final de dezembro
- Canoas receberá voos comerciais a partir de segunda (27)
- Malha aérea emergencial reabre voos para o RS