Causas dos novos apagões de energia no estado de São Paulo serão apuradas pelo Ministério da Justiça
Com novos apagões em São Paulo, a Enel, a concessionária responsável pelo abastecimento de energia na capital paulista e em parte da região metropolitana, será investigada mais uma vez pela defesa do consumidor.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou que os novos casos sejam incluídos no processo administrativo que tramita na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada à pasta, desde dezembro de 2023.
Em novembro, mais de 2,1 milhões de paulistas em 23 municípios atendidos pela Enel ficaram sem energia, alguns por mais de sete dias. O apagão ocorreu após um forte temporal que atingiu o estado de São Paulo.
Em janeiro deste ano, por exemplo, dezenas de clientes na capital paulista tiveram o fornecimento interrompido depois de uma forte chuva atingir a cidade. Cerca de 70 mil pessoas foram afetadas, conforme a concessionária.
A empresa é investigada por descumprir o Código de Defesa do Consumidor, que considera o abastecimento de energia um serviço público essencial e que não pode sofrer interrupções, mesmo quando prestado pela iniciativa privada, como é o caso da Enel.
A concessionária tem 20 dias para explicar o ocorrido e as soluções adotadas. A partir da defesa, a Senacon irá avaliar as informações e decidir sobre as sanções.
O que MR publicou
- Sem plano de indenização, Enel isentará clientes baixa renda
- Presidente da Enel no Brasil pede demissão
- Hotéis e restaurantes querem adiamento do ICMS por perdas no apagão em SP
- Enel é multada em R$ 12,7 milhões pelo apagão em SP
- Como fica a cidade de SP se o contrato com a Enel for cancelado
- Podcast: Nunes x Enel; Dama do CV; Lula e o déficit
- Noite de escuridão e fúria
- Apagão causa prejuízo de R$ 500 mi a bares, hotéis e restaurantes em SP
- O vendaval que virou discussão ideológica em São Paulo
- Tarcísio defende privatização, mas reconhece erros da Enel
- Apagão em São Paulo chega a 60 horas com 413 mil imóveis ainda sem energia
- Bairros de SP estão sem luz há quase 21 horas