Operação pode buscar quem fugiu para Chernivtsi, na fronteira com a Romênia
Dois cargueiros militares KC-390 Millenium foram colocados de prontidão para uma possível missão de resgate de brasileiros que desejem sair da Ucrânia. A informação foi confirmada neste sábado (26) pela Força Aérea Brasileira (FAB). “As aeronaves são do mesmo modelo utilizado em outras missões humanitárias internacionais: o transporte de donativos para as vítimas da explosão em Beirute, capital do Líbano, em 2020; e o apoio emergencial à tragédia causada pelo terremoto ocorrido em agosto de 2021 no Haiti”, diz publicação na conta da FAB no Twitter.
Ainda não foram divulgados pela FAB ou o Itamaraty detalhes sobre onde, quando ou como será feita a retirada dos brasileiros. Ontem (25), foi informado pela Embaixada do Brasil na Ucrânia o desembaraço de um trem para o transporte de cidadãos brasileiros e latino-americanos. O comboio deveria partir da capital Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, a oeste do país, ainda na noite de sexta-feira.
Entre os brasileiros em Kiev estão dezenas de jogadores que atuam no futebol ucraniano. Em uma transmissão e em publicações pelo Instagram, a esposa do zagueiro Marlon Santos, Maria Paula Marinho, disse que eles foram avisados a ir do hotel até a estação de trem em pouco mais de meia hora.
Em nota, a embaixada alertou que a “situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos”.
(Agência Brasil)
O que MONEY REPORT publicou
- Embaixada em Kiev anuncia retirada de brasileiros
- Celulares registram primeiros ataques
- Inflação e dólar devem subir com guerra na Europa Oriental
- Blinder fala sobre Putin e geopolítica com os 4 Ases
- Biden anuncia novas sanções econômicas à Rússia
- Personalidades ucranianas desabafam nas redes
- Rússia ataca Ucrânia com mísseis, mas nega invasão
- Os Sudetos cubanos de Vladimir Putin
- Petróleo se aproxima dos US$ 100 com notícias da Ucrânia
- Embaixada na Ucrânia pede a brasileiros que busquem segurança
- Guerra entre Rússia e Ucrânia pode elevar preço do seu pãozinho francês
- Guerra com a Rússia de Putin seria insanidade, diz cientista político
- Tensão na Ucrânia é risco inflacionário e geopolítico ao Brasil
- A fome na Ucrânia – um dos maiores crimes de estado foi esquecido