Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Fim de semana terá tempestades com rajadas até 100 km/h no Sudeste e Centro-Oeste

SP forma comitê de crise para evitar novo apagão. Poderá ocorrer queda de granizo e enchentes. Sul está sob mau tempo desde quinta (16)

Depois de uma forte onda de calor nos últimos dias, o fim de semana terá ocorrência de chuva forte em áreas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, a partir da tarde deste sábado (18). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no domingo (19), o volume de chuva em 24 horas pode passar de 100 milímetros (mm) em algumas áreas. 

A causa é a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste neste sábado (18). A combinação com o calor forte presente deve aumentar o teor de umidade no domingo (19), gerando ventos fortes e temporais localizados com rajadas de vento de até 100 quilômetros horários. Há possibilidade de queda de granizo no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e no Rio de Janeiro. Rio Grande do Sul e Santa Catarina estão sob mau tempo desde quinta-feira (16). Ocorrem enchentes nos vales do Taquari e Caí (RS) e no meio-oeste catarinense (imagem abaixo). Em Rio do Sul, o rio Itajaí está 10 metros acima do nível usual. Os meteorologistas não conseguem precisar se as chuvas alcançarão o Pantanal (entre MS e MT), afetado por uma onda de incêndios.

Na cidade de São Paulo, a prefeitura cancelou 55 eventos a céu aberto previstos para este sábado, a partir das 16h, em razão da previsão de chuvas fortes e vendaval. A decisão não atinge eventos privados, como o show do grupo mexicano RBD, no Allianz Parque.

No estado de São Paulo, o governo estadual formou um comitê de crise por temor de um novo apagão, como o ocorrido após o temporal com ventos de 100 quilômetros horários de 3 de novembro, na região metropolitana da capital. O grupo quer evitar que milhões de domicílios fiquem dias no escuro por dias seguidos por causa da interrupção da transmissão de energia por queda de árvores, o que provocou enormes transtornos e prejuízos. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) passou parte da sexta-feira (17) reunido com secretários, integrantes da Defesa Civil e prefeitos da região metropolitana e do litoral para tratar dos preparativos. A Defesa Civil pede que os prefeitos e suas equipes monitorem as informações para adotarem as medidas de prevenção quando necessários.

Entre domingo e próxima segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo, especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, na faixa litorânea e região do Vale do Paraíba, no sul de Minas Gerais, na região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.

Joaçaba (SC) recebeu um alto volume de chuvas por conta dos temporais dos últimos dias

(com agências)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.