Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Funcionário do MEC é suspeito de participar de esquema criminoso

PF identificou movimentações suspeitas para empresa Megalic, que pertence a aliados de Lira

A Polícia Federal cumpriu mandatos de busca e apreensão na última quinta-feira (1º) na casa do funcionário comissionado do MEC (Ministério da Educação) Alexsander Moreira. Ele é suspeito de participação em um suposto esquema fraudulento na compra de kits de robótica da empresa Megalic, cujos donos são aliados do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Seu ex-assessor, Luciano Cavalcante, que trabalha na liderança do PP na Casa, também foi alvo da operação.

Os policiais identificaram movimentações suspeitas de R$ 737 mil realizados entre outubro de 2021 e novembro de 2022, sendo parte do valor tendo sido depositado em espécie, além de R$4,4 milhões que foram apreendidos em endereços de pessoas e empresas que são investigadas. Em abril de 2022, o TCU (Tribunal de Contas da União) suspendeu os contratos após identificar fraude e superfaturamento na compra dos kits para 43 municípios de Alagoas.

Alexsander Moreira era coordenador-geral de Apoio às Redes e Infraestrutura Educacional durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele foi promovido e desde fevereiro é responsável pela diretoria de Apoio à Gestão Educacional, na Secretaria de Educação Básica do MEC.

Em nota, o Ministério da Educação disse que “determinou o afastamento imediato do servidor comissionado supostamente envolvido e que irá colaborar prontamente com as investigações em curso.”

O advogado da Megalic, Eugênio Aragão, disse que houve “um grande equívoco” nas suspeitas e que todos os contratos foram feitos com processo licitatório e ampla competitividade.

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.