Paraíba, Bahia e Rio tiveram crescimento acima de 100%. Estudo mostra que crimes costumam ocorrer a noite, entre quintas e domingos
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Público 2023, o furto de celulares cresce em todo o Brasil. O roubo de smartphones é bem comum no país e dificilmente você, ou algum conhecido, não passou pelo problema. O estudo aponta que o problema aumenta no Brasil inteiro, com alguns estados com crescimento acima de 100% nos furtos.
O documento aponta que o estudo foi realizado com base nos dados de 2022 e comparados com dados de 2021. Os dados são claros e mostram o furto de celulares aumentando no Brasil inteiro.
Dentre as regiões com maior aumento no número de furtos, temos Paraíba no topo com 157,7%. Em segundo lugar ficou a Bahia com 132,2% e o Rio de Janeiro em terceiro com 109,3%. Os três estados citados acima são as três regiões do Brasil com maior crescimento nos índices de furto.
Os cinco estados com maior aumento no furto de celulares
- Paraíba: 157,7%
- Bahia: 132,2%
- Rio de Janeiro: 109,3%
- Sergipe: 78,5%
- Pernambuco: 49,3%
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo Anuário, os criminosos aumentaram o foco em smartphones. Além disso, o CEO da Kakau, empresa de seguro com IAs, Henrique Volpi, comentou que o impacto do furto vai além do material.
“Não se trata apenas do impacto econômico, mas também dos danos sociais que o furto do celular acarreta. Muitos brasileiros usam os aparelhos para trabalho, estudo e comunicação“, comentou Henrique Volpi em entrevista.
Como proteger meu celular?
O Anuário de Segurança Pública destaca que cerca de 60% dos furtos de celulares acontece durante a noite, em vias públicas. Além disso, a maior parte dos casos ocorre entre a quinta-feira e domingo. Portanto, se sair de casa durante a noite e nos dias do final de semana, é importante garantir a segurança dos seus dispositivos.
Outras dicas para proteger o smartphone incluem, não andar em locais perigosos, não ficar sozinho durante a noite e, principalmente, não utilizar o dispositivo próximo a estranhos. Também tome cuidado em festas e locais com muitas pessoas e mantenha o celular em um bolso apertado.