Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Morre aos 87 anos o empresário Abilio Diniz

Protagonista do varejo, lançou o primeiro hipermercado no Brasil, foi ativo na economia e se tornou ícone do esporte e da vida saudável na maturidade

Morreu neste domingo (18), aos 87 anos, Abilio Diniz, um dos empresários brasileiros mais influentes das últimas décadas, reconhecido pela liderança à frente do Grupo Pão de Açúcar (GPA) e por participações em grandes empresas do varejo, como Carrefour Brasil, Casas Bahia, Ponto Frio, Companhia Brasileira de Distribuição (CBD) e também na BRF.

Ele estava internado em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A causa da morte foi insuficiência respiratória, em função de uma pneumonite. Há cerca de um mês sua saúde se deteriorou durante um passeio na estação de esqui de Aspen, nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em uma aeronave ambulância para receber cuidados perto da família.

Disciplinado, esportista e competitivo, foi tricampeão brasileiro de motonáutica, em 1970, e venceu, ao lado do irmão Alcides, as Milhas de Interlagos. Antes do assunto virar tendência, criou um portal sobre hábitos saudáveis, que inspirou o livro “Caminhos e escolhas: o equilíbrio para uma vida mais feliz”. “Se não faço esporte, não me sinto bem”, declarou. Já sua trajetória profissional é contada no livro, “Abilio – Determinado, ambicioso, polêmico”, de Cristiane Correa.

Além da vida empresarial e de seu perfil saudável, por dez anos foi membro do Conselho Monetário Nacional (CMN), criticando e avaliando as ações de governos durante toda a década de 1980, quando o país sofria com crises inflacionárias e congelamentos de preços. Seu papel era coordenar a produção de boletins econômicos.

Nascido em São Paulo, em 28 de dezembro de 1936, teve seis filhos; quatro com a primeira esposa, Aurilice: Ana Maria, João Paulo (falecido em 2022), Pedro Paulo e Adriana; e dois com Geyse Marchesi: Rafaela e Miguel.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Diniz pensou em se especializar nos Estados Unidos, mas o convite do pai falou mais alto. Em 1959, abriram a primeira loja do Pão de Açúcar, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no coração de São Paulo. Pouco antes de 1970 a rede possuía mais de 60 unidades.

Em 1948, ainda menino, ajudou o pai na abertura de uma doceria chamada Pão de Açúcar. Era o início da construção de um império em homenagem ao cartão-postal do Rio de Janeiro, primeira imagem que o pai, Valentim, imigrante português, avistou ao chegar ao Brasil de navio.

Abilio não fazia parte do showbiz da forma tradicional, mas se tornou uma celebridade ao misturar a própria trajetória de vida com a história do varejo no Brasil. Da primeira loja do Pão de Açúcar à Península Investimentos – sem jamais se afastar do setor que ajudou a consolidar -, o empresário construiu uma das maiores fortunas do país aos olhos do público nacional. Com uma fortuna de US$ 4,2 bilhões, segundo a Forbes, Abilio ocupava a 17ª posição de homem mais rico do Brasil e o 1.223º lugar no mundo.

Seus momentos mais traumáticos envolveram a perda do filho, João Paulo, em 2022, e o sequestro da qual foi vítima em 1989.

Ele falava sobre si na terceira pessoa em alguns momentos e não diminuía sua importância. Em 2009, declarou: “As pessoas falam que ninguém é insubstituível. Mas quem substituiu Beethoven? Ninguém. Existiram outros tão bons ou melhores do que ele. Mas o Abilio é o Abilio. Tenho que me concentrar em que agrego valor”.

Confira a nota da família

“É com extremo pesar que a família Diniz informa o falecimento de Abilio Diniz aos 87 anos neste domingo, 18 de fevereiro de 2024, vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022. Desde já, a família agradece a todas as mensagens de apoio e carinho.”

Nota oficial da ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lamenta o falecimento de Abilio Diniz, um dos empresários mais importantes do país, com uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do varejo. Abilio, com seu espírito empreendedor, transformou o Grupo Pão de Açúcar na maior rede varejista do País. Teve papel fundamental também na criação e fortalecimento da ABRAS, como um dos seus membros mais importantes.

A ABRAS agradece Abilio pela sua liderança e contribuição ao setor supermercadista. A entidade presta suas condolências aos familiares e amigos deste ilustre empresário, que deixou um belíssimo exemplo de dedicação ao trabalho, à família e a toda a classe supermercadista. O nosso setor está de luto.

João Galassi
Presidente da ABRAS

Nota de pesar da Febraban

É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento de Abilio Diniz, que deixa sua marca na história como um dos principais nomes de negócios e do segmento varejista de nosso país, pertencente a uma geração de empreendedores que ajudaram a moldar o Brasil de hoje, com iniciativas empresariais corajosas e desafiadoras.
 

Como presidente da Febraban, tive a oportunidade de estar ao seu lado em eventos e dividir muitas conversas frutíferas sobre nosso país e constatar a força de sua liderança empresarial.

Sua atuação, liderança ativa, visão de futuro e inesgotável dedicação ao trabalho permanecerão como um exemplo inspirador para além do mundo dos negócios.

Isaac Sidney

Presidente da Federação Brasileira de Bancos

Nota da ABAD

Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) lamenta profundamente o falecimento de Abílio Diniz, um dos mais importantes empresários do Brasil, que ajudou a moldar o varejo nacional.

Seu espírito empreendedor, sua vitalidade e sua fé no país formam um grande legado para as futuras gerações. Sua história será sempre fonte de inspiração para o setor atacadista distribuidor.

Aos familiares, nossos sinceros sentimentos e nossas orações para que Deus os conforte neste momento de luto.

Leonardo Miguel Severini 

Presidente da ABAD

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.