Reconhecido por seu trabalho como negociador da dívida externa, foi embaixador em Washington, Paris e Londres
A família do ex-embaixador brasileiro e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral, informou nesta sexta-feira (14), por redes sociais, seu falecimento. Ele morreu em São Paulo, nesta quinta (13), aos 79 anos. Ele sofria de um câncer de próstata.
Amaral ganhou notoriedade ao se tornar negociador da dívida externa brasileira. Depois, foi embaixador em Londres (1999-2001), Paris (2003-2005) e Washington (2016-2019). Além da carreira diplomática, atuou como secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e secretário de Comunicação e porta-voz do presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Ministro da Indústria e do Comércio (2016-2019), presidente dos conselhos da Câmara de Comércio Exterior (Camex) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e conselheiro empresarial Brasil-China, do WWF, da Fiesp, e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).
Ele estudou direito pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação em ciências política pela Universidade Paris-Sorbonne, em Paris. O diplomata foi também professor de relações internacionais na Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com a família, ele será velado na manhã deste sábado (15), no centro da capital paulista. O sepultamento deve ocorrer às 13h, no Cemitério São Paulo, na Zona Oeste.