Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Nova onda de calor ameaça saúde e pode encarecer alimentos

Brasil deve registrar temperaturas de até 43°C nesta semana. Região Centro-Oeste deve ter o clima mais quente

O inverno brasileiro ainda não chegou ao fim e, paradoxalmente, pode bater recordes de calor no país. No último final de semana, as temperaturas já estavam altas em grande parte do país, mas as marcas esperadas nos próximos dias podem superar a série histórica. A onda de calor ganhará força entre quarta (23) e quinta-feira (24), causada pelo fenômeno do El Niño.

Também conhecida como bolha de calor, ela acontece quando uma massa de ar de alta pressão permanece sobre a mesma área por dias ou semanas. Dessa forma, ela atua como um bloqueio atmosférico, impedindo o avanço de frentes frias e comprimindo o ar no solo. Além de trazer riscos à saúde da população, o fenômeno pode encarecer o preço dos alimentos. Isso porque as altas temperaturas podem causar sérios prejuízos às lavouras, principalmente de cultivos de ciclo curto, como as hortaliças, legumes e verduras. Altas temperaturas associadas à baixa umidade ainda podem aumentar a chance de queimadas.

Segundo a MetSul Meteorologia, o efeito é o mesmo de uma tampa de panela, prendendo o ar muito quente embaixo de si. Nesta semana, a bolha de calor vai estar com seu centro entre o Paraguai e o Centro-Oeste do Brasil. Contudo, a onda vai atingir as cinco regiões do país e tem potencial de quebrar recordes de temperatura no Brasil. Até agora, o maior valor já registrado nos termômetros brasileiros foi de 44,8°C em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020.

A previsão é que Cuiabá registre o dia mais quente do ano na quinta-feira (21), com máxima de 43°C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas acima dos 40°C devem permanecer na capital mato-grossense durante toda a semana – a última do período de inverno.

Entenda a nova onda de calor:

  • A atuação de um bloqueio atmosférico e áreas de baixa pressão térmica na Argentina impedirá o avanço de frentes frias pelo país nos próximos dias, com exceção do Rio Grande do Sul;
  • Isso resultará em uma longa sequência de dias ensolarados e temperaturas acima do normal para esta época do ano na maior parte do país;
  • O calor será persistente e intenso, especialmente em áreas como o interior de Santa Catarina, o estado do Paraná, grande parte da Região Sudeste, o Centro-Oeste, o interior do Nordeste e em estados como Rondônia, Tocantins;
  • Áreas do centro-sul do Pará e centro-leste do Amazonas também serão afetadas.

Confira as dicas para evitar problemas de saúde:

  • Mantenha-se hidratado;
  • Tome um banho frio;
  • Use panos frios no pescoço ou nos pulsos;
  • Use ventiladores;
  • Durma com lençóis respiráveis;
  • Use o exaustor em sua cozinha e/ou banheiro;
  • Instale lâmpadas econômicas;
  • Consuma guloseimas congeladas.

O que MONEY REPORT publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.