Mandatários executaram 45% dos mais de 1 mil compromissos
Monitoramento constatou que os prefeitos das capitais não executaram a maior parte dos compromissos feitos em campanha em 2020. A maior parte deles foi reeleita na última eleição.
Segundo o G1, das 1.090 promessas feitas, 45% foram cumpridas totalmente; 22% foram executadas em parte e 33% não foram realizadas. Entre as áreas com menor cumprimento foram de turismo (56%), direitos humanos (57%) e esporte (60%).
Já os maiores cumprimentos foram nas áreas de segurança pública (79%), como a utilização de câmeras de segurança e aumento da Guarda Civil, e habitação (78%), como a construção de novas moradias e a regularização fundiária.
Entre os compromissos que ficaram pendentes, estão a realização de festivais culturais; a criação de políticas públicas para atender deficientes e a população LGBTQIAPN+ e a construção de centros esportivos.
Dos 26 prefeitos que tentaram a reeleição, apenas 4 perderam a disputa. Em Fortaleza, José Sarto (PDT) foi superado por Evandro Leitão (PT); em Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL) perdeu para Igor Normando (MDB); em Teresina, Dr. Pessoa (PRD) foi vencido por Sílvio Mendes (União) ; e em Goiânia, Rogério Cruz (Solidariedade) foi substituído por Sandro Mabel (União).