Agricultura encontrou lotes adulterados em SP e SC, apreendendo mais de 100 toneladas de bebidas in natura e concentrada
Quatro fábricas de sucos processados foram fechadas em uma operação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) por adulteração e uso de produtos proibidos. A ação foi deflagrada nesta quarta-feira (24). A pasta não revelou o nome das empresas, apenas que três ficam em Santa Catarina e uma em São Paulo.
Os fiscais aprenderam 46 mil quilos de suco concentrado e 78 mil litros de suco de laranja integral. Entre as irregularidades estão a substituição de parte da matéria-prima por outras que não são fruta, o que configuraria fraude. Pelo menos em uma das fábricas foram encontrados conservantes nas misturas, sendo que os rótulos destacavam sua ausência. Em outra fábrica era usado um aditivo adoçante (edulcorante), o que é proibido em sucos.
O ministério informou que das quatro empresas, três já foram processadas por adulteração. “As empresas também ficam proibidas de comercializar qualquer produto até que as práticas irregulares sejam sanadas e aprovadas pelo Mapa, após nova avaliação”, explica o chefe do Serviço Regional de Operações Avançadas de Fiscalização e Combate a Fraudes, Kleber Basso.
Respostas de 18
O bom que nenhum lugar eles divulgam quais as marcar para não comprarmos.
Pois é, estou procurando também e não acho. Nem no site do governo menciona os nomes. Pq?
Realmente, se não conseguirem recolher todos os produtos no mercado, o povo vai continuar consumindo.
é verdade, entrei em varias materias de sites diferentes e nenhuma delas fala quais são essas empresas e marcas… absurdo
acho estranho querer proteger as empresas erradas ? e deixar nossas vidas sobre risco. tem que proteger o consumidor nesse momento falando o nome da fabricante .
Faltam os nomes das fábricas, que inclusive, já foram processavas por adulteração recentemente. Porque a conivência com esses fraudadores?
Acho que o consumidor deve ser informado quem são as empresas e as marcas de seus sucos. O respeito ao consumidor deve ser em primeiro lugar, porque não divulgar os nomes?
é um absurdo não informar o nome das fábricas. É uma questão de saúde pública. Na dúvida vou parar de comprar suco de laranja.
como no Brasil se protege o errado, o ladrão tem mais beneficios do que a vitima sempre
Vamos continuar nos envenenando ou parar de comprar qq suco de laranja!
Esconder o nome dessas empresas que envenenam o povo, pode. Só não pode falar mal do STF.
Absurdo,o que adianta recolher e fiscalizar se não dão nome aos bois. Pessoal não comprem nenhum tipo de suco, mesmo que tenha alguns fabricantes sérios. Eu TB procurei e não divulgam, isto é corrupção.
Que RIDÍCULO , não tem a capacidade de mencionar as marcas, os consumidores que levam a pior como sempre!!!!!
Um absurdo!!!!!!
Enquanto o vagabundo, canalha e mentecapto do Ministro cagão Moraes fica se preocupando com a entrada de celular nas eleições, quatro empresas assassinam tentam envenenar brasileiros em São Paulo e em Santa Catarina. Cadê o congresso? Cadê os senadores? Porque não divulgam o nome destes desgraçados, assim não teríamos que jogar fora tudo que é tipo de sucos em pó que compramos. Fora STF corrupto.
Alguém conseguiu descobrir as marcas? Um absurdo não divulgarem isso, não achei, em todas as matérias que vi não falam os nomes. 😔
A lei tem que mudar e permitir que se divulgue o nome de fábricas que fraudam seus produtos. Afinal, isso é utilidade pública e também diz respeito à nossa saúde.
Por que publicam se não podem falar as marcas? É pressão sobre as fábricas? Seria mais honesto soltar a reportagem quando puderem divulgar as marcas. Nós temos o direito de saber, somos nós que consumimos!
Por que publicam se não podem falar as marcas? É pressão sobre as fábricas? Seria mais honesto soltar a reportagem quando puderem divulgar as marcas. Nós temos o direito de saber, somos nós que consumimos!