Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Quem são e o que fizeram os brasileiros presos na Argentina

Justiça do país vizinho emitiu pedido de prisão para 61 foragidos do Brasil

Dois brasileiros foram presos em Buenos Aires, na Argentina, na manhã deste sábado (16/11) após o juiz Daniel Rafecas atender pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) do Brasil.

Segundo o jornal Clarín, ambos participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília. Rodrigo de Freitas Moro Ramalho tinha sido condenado a 14 anos de prisão pelas acusações de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa e golpe de Estado e danos ao patrimônio público. Ele era monitorado por tornozeleira eletrônica e estava foragido desde abril de 2024.

O segundo brasileiro preso é Joelton Gusmão de Oliveira, que foi condenado a 17 anos de prisão, com os mesmos crimes de Rodrigo, mais com o agravante de associação criminosa armada. Ele foi liberado para cumprir medidas cautelares em novembro de 2023, mas fugiu antes de ser condenado.

Ambos fazem parte dos 61 brasileiros que tiveram a prisão decretada por terem fugido para a Argentina após participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Os dois foragidos tinham feito um pedido de refúgio, mas uma mudança na legislação do país, em outubro deste ano, estabeleceu que pessoas condenadas por crimes graves não teriam direito a este direito.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.