Registramos parte da corrente do bem da iniciativa privada desta semana para auxiliar as vítimas das enchentes do RS
MONEY REPORT acompanha com atenção a comovente onda de apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Empresas, entidades, influenciadores, celebridades e particulares anônimos se uniram em uma corrente do bem, demonstrando a força da solidariedade, do engajamento social e da filantropia.
Aporte a pequenos negócios
Em apoio à recuperação da sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e do setor produtivo gaúcho, a Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI) fará aporte financeiro. Os recursos também serão usados para restabelecimento de micro e pequenas empresas do Estado, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No entanto, o valor ainda não foi definido.
Jantar solidário em SP
A rede de restaurante NB Steak promoveu um jantar em São Paulo em solidariedade às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. O ingresso custa R$ 1 mil por pessoa. O valor arrecadado será integralmente convertido em doações. Em Porto Alegre, a NB Steak teve as instalações atingidas pela enchente. Projeta voltar a operar em breve.
Linha de frente na entrega de roupas
A gaúcha Renner, que nasceu vendendo capas de lã para o frio e a chuva no início do século passado, planeja atravessar a tragédia das enchentes em seu estado como referência para a doação de roupas às vítimas. Segundo o CEO, Fabio Faccio, a empresa quer se tornar linha de frente no enfrentamento da crise, assim como os profissionais de saúde fizeram na covid. “Na pandemia, a gente não podia estar na linha de frente. Então, ficamos por trás e apoiamos os médicos, hospitais. Mas agora podemos estar na linha de frente também”, diz. Além das próprias doações, a empresa abriu pontos de coleta em centros de distribuição e lojas pelo país para receber as doações de clientes e fornecedores e transportá-las até o Sul.
Vendas doadas
Um dos mais conhecidos parques temáticos de Gramado, o Mini Mundo destina 10% das vendas em ingressos para compra de cestas básicas aos afetados pela tragédia no Estado. A campanha “Abrace o RS” ocorre até 30 de junho. Os tíquetes podem ser adquiridos no site www.minimundo.com.br e utilizados até 31 de dezembro.
Desconto em pizza
Visitantes que levaram 1 quilo de alimento não perecível ou um item de higiene pessoal ganharam desconto no rodízio de pizzas da Kongo, localizada em Gramado: de R$ 169,90 para R$ 89,90 para adultos e de R$ 89,90 para R$ 39,90 para crianças de 5 a 12 anos. A entrada foi gratuita para crianças de até quatro anos. A campanha já arrecadou duas toneladas de donativos.
O que MR publicou
- Prevenção a desastres esbarra em falta de projetos técnicos locais
- Casas industrializadas: solução para a reconstrução rápida do RS
- Após desvio de doações, Exército fará entregas em Eldorado do Sul
- Canoas receberá voos comerciais a partir de segunda (27)
- Areia que soterra ruas
- Doações via IR ao RS poderiam atingir R$ 6 bi