Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Incêndio em plataforma da Petrobras deixa 14 feridos

Petroleira investigará as causas do acidente. Uma das vítimas caiu no mar após explosão. Ele foi resgatado com queimaduras leves

Às 7h25 desta segunda-feira (21), um incêndio atingiu a Plataforma PCH-1 (Cherne 1), na Bacia de Campos, a cerca de 130 quilômetros da costa de Macaé, no Rio de Janeiro. De início, via nota, a Petrobras informou que um funcionário sofreu “queimaduras leves e está consciente” e que as chamas já foram debeladas. Horas depois foi informado que outros 13 trabalhadores foram feridos, totalizando 14 vítimas.

“O trabalhador resgatado no mar se encontra em atendimento hospitalar em terra, consciente e estável. Outros 13 trabalhadores que prestam serviço para a companhia foram classificados como feridos e também estão recebendo atendimento em hospital da região”, afirmou uma nota divulgada nesta tarde.

A Petrobras informou que as demais pessoas que estão na plataforma estão bem e que “uma comissão será formada para apurar as causas do incidente”.

De acordo com o coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) e diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sergio Borges Cordeiro, 176 trabalhadores estavam a bordo da plataforma quando ocorreu um incêndio seguido de explosão.

“O escoamento de gás foi interrompido, as comunicações da plataforma caíram e embarcações de emergência foram acionadas. O Sindipetro-NF acompanha o caso e cobra providências urgentes”, escreveu Cordeiro nas redes sociais.

Segundo a Petrobras, desde o ano de 2020, a plataforma não produz petróleo. “As pessoas que estão a bordo de PCH-1 estão bem e as equipes não essenciais serão preventivamente desembarcadas para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão será formada para apurar as causas do incidente”, acrescenta a nota.

Acidentes em 2024

Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as atividades de exploração e produção de petróleo no país registraram 731 acidentes no ano passado. Destes, 183 ficaram feridos, sendo 78 com gravidade. Uma morte foi registrada. Se somados com 2025, a quantidade de feridos sobe para 197.

(Agência Brasil e FUP)

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.