Cobrança no sistema free flow será feita por meio de leitura de etiqueta no para-brisa ou pela placa do veículo
O trecho da BR-101, a Rio-Santos, que liga Itaguaí, Mangaratiba e Paraty, no Rio de Janeiro, terá o primeiro sistema de cobrança de pedágio inteligente do Brasil, o chamado free flow, ou fluxo livre, sem cancela. As primeiras praças de pedágio com o novo sistema devem começar a funcionar em março de 2023, em trechos sob concessão da CCR, entre Ubatuba (SP) e a cidade do Rio. A cobrança será feita por meio de leitura por câmera da tag no para-brisa ou da placa do veículo.
A concessionária informa que esse sistema melhora o fluxo de veículos, reduz o consumo de diesel no caso de veículos pesados, bem como emissões de poluentes e do tempo de viagem nas operações de transporte. “Queremos melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas”, disse ao Estadão o vice-presidente da Kapsch para a região, Ramiro Virreira, lembrando que o sistema está amplamente estabelecido na Europa, Estados Unidos, Austrália e em países da Ásia, onde, segundo ele, praticamente já não existem cabines de pedágio.
Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos instalados nas estradas dotados de câmeras, sensores e antenas. Assim, o equipamento consegue identificar e classificar o veículo por categoria. Já para veículos sem tag, o pagamento da tarifa poderá ser feito por Pix. Assim como por meio de outros aplicativos, como WhatsApp Chatbot, App ou portal web da concessionária. Os valores das tarifas ainda não foram divulgados. Conforme a concessionária, isso é atribuição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).