Há bloqueios de rodovias e falta de energia. Rio do Sul tem cheia recorde e no Vale do Taquari há temor da repetição da tragédia de setembro
Incêndios descontrolados no Pantanal (MT e MS), calor recorde seguido de chuvaradas no Rio de Janeiro, alerta de tempestade nos estados do Sudeste e Centro-Oeste, enquanto a região Sul enfrenta problemas opostos. As tempestades e cheias atingem o meio-oeste de Santa Catarina e cidades dos vales dos rios Uruguai, Caí e Taquari são inundadas no Rio Grande do Sul. Em SC, três pessoas morreram, uma em Palmitos e duas em Taió. Dos 295 municípios catarinenses, 17 decretaram estado de emergência entre os 62 afetados. No RS, 45 foram atingidas e duas pessoas morreram em Gramado. em todas as localidades há quedas de barreiras e falta de energia.
Em Rio do Sul (SC), o rio Itajaí-Açu que corta a cidade saiu do leito 13,04 metros nesta madrugada na que já é a segunda da maior inundação da história – só a de 1983 foi maior, com 13,58 metros. De acordo com a Defesa Civil, metade da área urbana foi afetada, com 6.501 residências atingidas. Os desalojados somam 18.853 pessoas. Há 21 abrigos abertos que receberam 1.056 pessoas. No vídeo abaixo é possível ver a elevação da água.
No Rio Grande do Sul, o Serviço Geológico do Brasil intensificou emissão de boletins de alerta hidrológico por causa das chuvas por meio dos Sistemas de Alerta Hidrológico das bacias dos rios Caí (SAH Caí), Taquari (SAH Taquari) e Uruguai (SAH Uruguai).
Devastada pela enchente iniciadas em 4 de setembro, Muçum, no vale do Taquari, foi invadida. Desta vez a velocidade da elevação foi menor, mas provoca preocupação entre os moradores. O mesmo ocorre em Roca Sales (RS), alguns quilômetros abaixo (imagens). Em Lajeado (RS), o rio subiu 25 metros. Rodovias na região Serrana estão bloqueadas por desabamentos.
As previsões para o RS estão na plataforma do Sistema de Alerta de Eventos Críticos (SACE):
– SAH Caí: São Sebastião do Caí e Montenegro
– SAH Taquari: Muçum, Encantado, Estrela e Lajeado
– SAH Uruguai: Rosário do Sul, São Borja, Itaqui, Uruguaiana, Manoel Viana e Alegrete
O que MONEY REPORT publicou
- Em imagens: Ventos dificultam resgate de animais no Pantanal
- Risco de tempestade obriga cancelamento de eventos ao ar livre em SP
- Fim de semana terá tempestades com rajadas até 100 km/h no Sudeste e Centro-Oeste
- Pantanal é atingido por mais de 3 mil incêndios: recorde histórico
- Rio tem calor recorde e sensação térmica próxima dos 60°C
- Brigadistas intensificam combate aos incêndios no Pantanal
- Brasil tem segundo dia de recorde de consumo de energia
- Consumo de energia bate recorde com onda de calor