Por Luciano Costa
SÃO PAULO (Reuters) – O ex-secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia Fábio Lopes Alves será nomeado como novo presidente da Chesf, subsidiária da estatal Eletrobras na região Nordeste, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto nesta quinta-feira.
Alves foi exonerado do cargo no ministério a partir de 2 de maio, segundo publicação da pasta no Diário Oficial da União desta quinta-feira. O engenheiro, que teve passagens pela elétrica Celpe, de Pernambuco, e pela própria Chesf, havia sido nomeado em maio de 2016.
A saída do secretário acontece após a mudança no comando da pasta, agora chefiada pelo ministro Moreira Franco (MDB-RJ). Ele substituiu Coelho Filho, que entregou o cargo porque pretende disputar eleições.
A definição de Alves como presidente da Chesf deverá ser divulgada ainda nesta quinta-feira, segundo uma das fontes, que falou sob a condição de anonimato.
A Chesf é a maior geradora do Brasil, com mais de 10 gigawatts em capacidade instalada, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A empresa também tem presença relevante no segmento de transmissão de eletricidade.