SÃO PAULO (Reuters) – A Telefônica Brasil registrou lucro líquido contábil de 1,098 bilhão de reais no primeiro trimestre, alta 10,2 por cento ante o mesmo período do ano anterior, com aumento da receita e queda dos custos operacionais, informou a empresa nesta quarta-feira.
Excluindo efeitos de adoção de novas práticas contábeis, o lucro líquido foi de 1,079 bilhão de reais, alta de 8,3 por cento na comparação anual.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) contábil subiu 8 por cento para 3,794 bilhões de reais. A margem Ebitda subiu 2 pontos percentuais, para 35,2 por cento.
A receita operacional líquida cresceu 1,9 por cento para 10,789 bilhões de reais, puxada pelo avanço de 4,7 por cento da receita líquida móvel. Já os custos operacionais recuaram 1,2 por cento no período, para 6,994 bilhões de reais.
“Pelo nono trimestre consecutivo, tivemos queda de custos, em decorrência do compromisso da companhia com controle dos gastos, por meio de simplificação, eficiência e digitalização”, disse o vice-presidente financeiro, David Melcon, em comunicado.
A empresa, que opera sob a marca Vivo, investiu 1,547 bilhão de reais no trimestre, alta de 16,5 por cento na comparação anual, principalmente na ampliação da rede móvel de quarta geração, com foco na expansão da tecnologia 4,5G, e também na cobertura de fibra ótica.
A empresa fechou o trimestre com 97,8 milhões de acessos, alta de 0,6 por cento, com crescimento de 1,5 por cento nos acessos móveis, para 75,1 milhões, e recuo de 2,3 por cento, a 22,7 milhões, em telefonia fixa.
O fluxo de caixa operacional subiu 2,8 por cento, para 2,247 bilhões de reais no primeiro trimestre.
(Por Raquel Stenzel)