Contudo, mais da metade não admite o uso
O uso da inteligência artificial para múltiplas tarefas já é conhecido. Diante disso, a Microsoft em parceria com o LinkedIn disponibilizou uma pesquisa que surpreende: 75% dos funcionários utilizam IA e cerca de 52% não conta para seus superiores que realizaram tarefas com a tecnologia.
Conforme a IA entra no ambiente de trabalho, é normal que empresas busquem formas de assimilá-la. No entanto, para funcionários é mais simples, pois podem simplesmente consultar um chatbot para realizar alguma função. De acordo com a pesquisa:
- 75% dos funcionários utiliza IA em seu trabalho para alguma função.
- 52% não conta para a empresa que utiliza.
- 66% dos líderes não contratam funcionários que não saibam o básico sobre IA.
- 39% dos funcionários afirmam que sua empresa oferece alguma formação em IA.
- 77% dos líderes afirmam que preferem contratar alguém começando a carreira, mas com experiência com IAs.
A pesquisa também categorizou por gerações o uso de IA no trabalho: 85% para geração Z, 78% para millenials, 76% para geração X e 73% para boomers. Parece que ninguém fica de fora e a tendência aumenta em pequenas e médias empresas.
De acordo com os participantes da pesquisa, eles conseguem economizar, em média, meia hora por dia ao utilizar inteligência artificial para algumas de suas tarefas. Além de aumentar a produtividade e eficiência.
O que MR publicou