Um estudo feito pela Catho com 500 empresas mostra como a pandemia do novo coronavírus interferiu na busca por profissionais com qualificações para contribuir com o desenvolvimento dos negócios – especialmente em um cenário de trabalho remoto ou híbrido. Para 72% dos recrutadores entrevistados no Guia Tendências de RH 2021, a capacidade de atuar em equipe foi a habilidade mais valorizada. Outras competências destacadas foram proatividade (68%), flexibilidade (67%), resolução de problemas (65%), resiliência (61%), ética (59%) e relacionamento interpessoal (55%).
Confira os destaques
- Proatividade: a proatividade mostrou-se como uma habilidade que não pode faltar no perfil do profissional. Isso se deve também ao fato de, no trabalho remoto, os colaboradores precisarem tomar decisões sozinhos e antever demandas que possam aprimorar o desempenho individual ou o da equipe. Por isso, essa é a segunda habilidade (68%) mais procurada pelas empresas.
- Flexibilidade: a flexibilidade foi considerada fundamental para os participantes – a taxa de indicações para ela alcançou o patamar de 67%. Estar disposto a se adaptar às situações permite alcançar os resultados pretendidos pela organização e demonstra que o profissional está disposto a colaborar.
- Resolução de problemas: diante de cenários tão desafiadores, contar com profissionais capazes de resolver problemas é fundamental. E aqui não se trata apenas de cargos de liderança. A capacidade de encontrar soluções é considerada indispensável para vários recrutadores (65%) ouvidos no Guia Tendências de RH 2021.
- Resiliência: a resiliência já era uma habilidade muito buscada pelas organizações em momentos anteriores, mas, em 2021, ganha ainda mais importância. Por isso, os resultados (índice de 61%) mostram que essa habilidade é primordial para conquistar e manter uma colocação profissional. Afinal, diante de mudanças e da necessidade de adaptação a novas rotinas, manter uma postura positiva é de suma importância. Isso contribui com o desenvolvimento da equipe e da própria companhia, além de colaborar para um clima organizacional mais positivo.
- Ética: a ética no trabalho – conjunto de princípios que orientam os colaboradores – é uma habilidade também relevante para 59% dos respondentes. Isso porque, diante dos desafios enfrentados na pandemia, conduzir os processos, mesmo fora do escritório, demanda condutas éticas mais aguçadas dos profissionais: eles terão de resguardar procedimentos e informações da empresa, protegendo dados confidenciais.
- Relacionamento interpessoal: habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal continuam sendo bastante valorizadas pelas empresas. A porcentagem de 55% de marcações para a categoria mostra que o relacionamento interpessoal é uma habilidade indispensável para integrar a equipe: ela ajuda a negociar ideias e prazos, bem como defender projetos. Além disso, mantém a boa convivência com a equipe, o que favorece a criação de novas soluções que colaborem para a inovação nas empresas.