Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

75% usam mais de um cartão

Pesquisa da Visa aponta que o meio é a forma preferida de pagamento dos brasileiros, mas Pix e débito também ganham espaço nas transações

Apesar de o cartão de crédito ser amplamente utilizado, um levantamento da bandeira Visa revelou que apenas 25% dos brasileiros fazem uso de um único cartão. A pesquisa, que analisou os fatores que influenciam a escolha do meio de pagamento, mostra que 75% dos consumidores optam por dois ou mais cartões. O trabalho destaca que a experiência digital, a conveniência e a segurança são os principais motivadores dessa decisão.

O cartão de crédito é a opção preferida em 47% das compras realizadas pelos brasileiros, seguido pelo Pix (28%), cartão de débito (20%) e dinheiro (5%). Em transações de maior valor, como a compra de eletrodomésticos ou viagens, o uso do cartão de crédito aumenta para 56%, um crescimento de 9 pontos percentuais.

Cartão por aproximação ganha popularidade

No que diz respeito às formas de pagamento, o estudo aponta que o cartão por aproximação lidera com 23% das transações, seguido pelo pagamento via chave Pix, com 21%. O pagamento com cartão físico inserido vem em terceiro lugar, representando 15% dos pagamentos.

Carla Mita, vice-presidente de Marketing da Visa do Brasil, explica que os consumidores tendem a escolher o meio de pagamento que melhor se adapta ao seu perfil e tipo de compra. “O cartão de crédito é a opção preferida para compras de médio e grande porte, enquanto o Pix e o débito são mais usados para transações do dia a dia”, afirmou Mita. “Esse cenário impulsiona a evolução da indústria de pagamentos e amplia a oferta de serviços que atendem às necessidades dos consumidores.”

Benefícios do cartão de crédito

Gabriela Moura, chefe de pesquisa de mercado da Visa, destaca os benefícios que o cartão de crédito oferece aos consumidores, como conveniência, aceitação internacional e vantagens como milhas, cashback e acesso a salas VIP em aeroportos. Além disso, a segurança é um fator importante, já que em casos de fraude, o cartão oferece a possibilidade de estorno (chargeback).

Apesar de receios relacionados a golpes, como o uso de maquininhas de cartão para realizar cobranças não autorizadas, Moura observa uma adoção crescente do pagamento por aproximação. “Mesmo com esses temores, a forma de pagamento por aproximação tem se popularizado”, afirmou.

O estudo foi realizado pela Maru + Harris Polls Latam entre julho e agosto de 2024, com 3.000 entrevistas em todo o Brasil. A pesquisa tem uma margem de erro de 1,8% e um nível de confiança de 95%. A amostra abrange homens e mulheres de 16 a 65 anos, de todas as classes sociais e com pelo menos um produto financeiro.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.