O estudo Mastercard New Payments Index, realizado em 18 mercados mundiais, revelou que 77% dos entrevistados brasileiros testaram uma nova forma de pagar no último ano que não teriam experimentado se não fosse pelas imposições da pandemia. Além disso, 83% dos respondentes afirmaram estar mais abertos para novas formas de pagamento agora do que estavam um ano atrás.
Perguntados sobre suas compras nos últimos 12 meses, os consumidores brasileiros revelaram que este foi um período em que entraram em contato com novas formas de consumir. Mais de 30% realizaram compras online e retiraram seus pedidos pessoalmente (pick-up) pela primeira vez, enquanto 29% provaram comprar algo via aplicativos de redes sociais (como Instagram ou Facebook).
Além disso, hábitos digitais que já estavam inseridos na rotina dos consumidores foram impulsionados nos últimos 12 meses. Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando com mais frequência aplicativos de delivery de comida, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces online e 57% realizaram mais compras em lojas online no último ano.
Quando questionados sobre motivos que os levariam a testar novos métodos de pagamento, os consumidores colocaram ganho de tempo (58%) e evitar o uso do dinheiro (55%) entre os aspectos mais importantes.