Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Arcabouço garante semana no azul

O Ibovespa fechou em baixa de 1,02% nesta sexta-feira (25), aos 115.837 pontos. Na semana, os ganhos foram de 0,37%. O dólar caiu 0,09%, corado a R$ 4,87 no encerramento. A desvalorização da moeda norte-americana perante ao real na semana é de 1,85%. O índice nacional conseguiu um alívio no acumulado da semana em virtude da aprovação do arcabouço fiscal no Congresso. A matéria foi fundamental para sustentação de lucros – mesmo que modestos, em uma sequência de sessões no vermelho, pressionadas pela tendência de alta dos juros nos Estados Unidos e pelo aumento dos preços na China. Hoje, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reportou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,28% em agosto, após desacelerar -0,07% no mês anterior. O resultado ficou acima da mediana das projeções de mercado, que estimavam alta de 0,17%. No ano, o indicador acumula alta de 3,38%. Já no resultado em 12 meses, ficou em 4,24% até este mês, ante 3,19% no número registrado até julho, também acima da mediana das estimativas, de 4,12%. Na Europa, o Produto Interno Bruto (PIB) ajustado da Alemanha contraiu 0,2% no segundo trimestre. São dois trimestres consecutivos de contração, enquadrando-se na definição técnica de uma recessão. Nos Estados Unidos, as atenções se voltaram para o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, no simpósio em Jackson Hole. Os comentários da autoridade monetária foram considerados mais hawkish que o esperado, o que acabou jogando pressão sobre os índices acionários em Wall Street. Embora tenha destacado a evolução no controle da inflação, o presidente do banco central dos EUA não acredita que o trabalho ainda está concluído.

As maiores altas foram do São Martinho (4,02%) e SLC (1,89%). As baixas, Pão de Açúcar (-7,23%) e CVC (-6,58%). Todas as cinco ações mais negociadas apresentaram retração: preferenciais da Petrobras (-0,68%), Ambev (-1,41%), Vale (-0,21%), preferenciais do Itaú Unibanco (-1,58%) e preferenciais do Itaúsa (-1,06%). O volume negociado foi de R$ 18,81 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.