Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Commodities garantem início da semana no azul

O Ibovespa fechou em alta de 0,76% nesta segunda-feira (10), aos 125.571 pontos. O dólar caiu 0,13%, cotado a R$ 5,78 no encerramento. O índice nacional abriu a semana no azul, impulsionado pelas commodities e por bancos – mesmo com ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar aço e alumínio. Na cena doméstica, os investidores reduziram a cautela após a Casa Civil negar que o governo estuda um reajuste no valor do Bolsa Família. Na véspera do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, o mercado repercutiu a piora das expectativas pela inflação pela 17ª vez consecutiva. Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram as projeções para inflação de 5,51% para 5,58% no Boletim Focus. Além disso, integrantes do governo brasileiro relataram que o Executivo vai aguardar a oficialização das medidas. “O governo tomou a decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos”, afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Nos Estados Unidos, as bolsas ganharam força, com os investidores ignorando as novas ameaças tarifárias de Trump. Ontem (9), ele anunciou uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e alumínio no território norte-americano. A medida tem potencial de  afetar as exportações de uma série de parceiros comerciais dos EUA, incluindo Brasil, México, Canadá, Japão e União Europeia. A ameaça de mais tarifas vem antes de uma série de dados econômicos e declarações de autoridades. Amanhã (11), o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, participará de uma audiência no Congresso pela manhã. O relatório do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de janeiro, os pedidos semanais iniciais de auxílio-desemprego e o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) estão entre os destaques da semana.

As maiores altas foram da Alfa Holding (30,46%) e Karsten (16,83%). As baixas, Banco Mercantil (-11,83%) e Afluente Transmissão (-7,69%). Todas as cinco ações mais negociadas apresentaram evolução: Cogna (6,58%), Hapvida (0,86%), Ambev (1,11%), Automob (16%) e preferenciais do Itaú Unibanco (1,42%). O volume negociado foi de R$ 17,31 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.