Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Juros futuros engatam movimento de queda

O Ibovespa fechou em baixa de 1,69% nesta terça-feira (16), aos 129.294 pontos. O dólar subiu 1,22%, cotado a R$ 4,92 no encerramento. A volta do feriado nos Estados Unidos implicou a continuidade da correção do índice nacional, que registrou alta em apenas uma de suas 87 ações. Falas do diretor do Federal Reserve, Christopher Waller, foram digeridas pelos investidores. Waller afirmou que o momento dos cortes neste ano dependerá das deliberações do painel de definição de política monetária do Fed. No entanto, o diretor do banco central americano sinalizou que isso não deve começar até que os dirigentes estejam “relativamente convencidos” de que a inflação estava sustentavelmente próxima da meta de 2%. Waller destacou que o Fed tem flexibilidade para ser “metódico” e “cuidadoso”. De acordo com o diretor, a pior coisa seria começar a cortar os juros e depois ter de reverter o curso de flexibilização. As falas de Waller chegam após comentários igualmente cautelosos de autoridades monetárias europeias. Ontem, o presidente do banco central da Alemanha, Joachim Nagel, comentou que é muito cedo para o Banco Central Europeu (BCE) discutir um corte dos juros. Já o economista-chefe do BCE, Philip Lane, disse que um corte prematuro de juros poderia alimentar uma nova onda de inflação. O efeito dos últimos comentários foi uma forte alta das taxas futuras de juros. Nesta terça, as taxas dos DIs reagiram ao avanço dos rendimentos dos Treasuries, subindo quase 20 pontos-base em alguns vencimentos.

A maior alta foi da SLC (1,97%). As baixas, Grumo Soma (-6,18%) e Cosan (-6,14%). Todas as cinco ações mais negociadas apresentaram retração: Vale (-1,3%), preferenciais da Petrobras (-1,24%), preferenciais do Itaú Unibanco (-1,41%), preferenciais do Bradesco (-0,88%) e Magazine Luiza (-4,39%). O volume negociado foi de R$ 23,48 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.