Mecanismo poderá ser utilizado para pagamento de serviços como fornecimento de energia elétrica, gás, telefonia e mais
O Banco Central planeja lançar o Pix Automático em abril de 2024. O mecanismo viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador.
Empresas de qualquer segmento do mercado e de qualquer porte que necessitem de pagamentos periódicos poderão utilizar o novo produto — entre elas, companhias de serviços púbicos.
O Pix Automático poderá ser utilizado para pagamento de serviços como fornecimento de energia elétrica, gás, telefonia, internet, seguros, escolas, academias, condomínios, serviços de streamings, clubes por assinatura, entre outros exemplos.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (21) pelo Banco Central, após reunião plenária do Fórum Pix, comitê consultivo que coordena mudanças na ferramenta.
Pelo cronograma, o BC espera:
- compilar e publicar as regras para o PIX Automático até setembro deste ano;
- realizar uma fase para desenvolvimento dos sistemas entre outubro e fevereiro;
- realizar todos os testes em março;
- lançar o PIX Automático para todos os usuários em abril.
“Atualmente, o débito automático, por exemplo, depende de convênios bilaterais com múltiplas instituições, gerando complexidade operacional e custos elevados, o que restringe o serviço a grandes empresas, geralmente prestadoras de serviços públicos”, diz o comunicado do BC.
“Por outro lado, os pagamentos recorrentes no cartão de crédito não são acessíveis a parte relevante da população”, prossegue.
O BC esclarece também que o PIX Automático será gratuito para o pagador e poderá ser tarifado no recebimento pelas empresas.
Além disso, o pagador terá as devidas funcionalidades para gerir os pagamentos recorrentes, e poderá estabelecer limites máximos de parcelas a serem debitadas e cancelamento do serviço a qualquer momento.
O que MONEY REPORT publicou
- Lula pede que Caixa suspenda tarifa de Pix para empresas
- Caixa cobrará Pix de empresas
- 52% dos pagamento das MEIs é por Pix
- Nubank libera limite adicional no cartão para fazer Pix
- Pix supera 120 milhões de transações em um dia
- BB permite pagamento de empréstimos com Pix Open Finance
- Pix e pré-preenchimento darão prioridade na restituição
- Novas regras do Pix passam a valer
- Pix bate recorde de transações após 2ª parcela do 13º salário