Um levantamento do Nubank, feito com base nas movimentações de seus clientes, mostra como tem sido o uso do Pix – sistema de pagamentos instantâneos lançado em outubro do ano passado pelo Banco Central (BC). Entre os destaques, 20,2% dos usuários da plataforma têm idade entre 18 e 30 anos, contra apenas 2,7% acima de 80 anos. “A penetração do Pix diminui à medida que a idade aumenta, ou seja: proporcionalmente, o Pix é mais popular entre os mais jovens”, observa o estudo. Sobre a renda declarada, 19,1% disseram ter entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. A menor penetração é entre os que têm receita superior a R$ 10 mil – pouco mais de 5% do total. A sondagem aponta também que 38% das transferências são feitas fora do horário comercial nos dias úteis, a partir das 17h. “Considerando todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, 49% das transferências via Pix acontecem fora do horário comercial. Isso reforça a praticidade oferecida pelo Pix”, destaca a pesquisa. Outro detalhe apurado pelo Nubank, que reitera o potencial e relevância do sistema de pagamentos idealizado pelo BC, indica que o volume e o valor de transferências via Pix feito por clientes da fintech ultrapassaram em 6 de dezembro do ano passado o via TED – então mais popular e acessível. Acesse aqui a íntegra do relatório.