Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Pressão americana zera ganhos na semaana

O Ibovespa fechou em baixa de 0,94% nesta sexta-feira (28), aos 131.902 pontos. Na semana, as perdas são de 0,34%. O dólar subiu 0,15%, cotado a R$ 5,76 no encerramento. A valorização da moeda norte-americana perante ao real na semana é de 0,77%. O índice nacional foi pressionado pelo movimento negativo das bolsas de Wall Street e zerou os ganhos da semana, virando o desempenho para o tom negativo. Os dados do mercado de trabalho mais fortes que o esperado também refletiram na abertura da curva de juros. A taxa de desemprego no país ficou em 6,8% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado mostrou uma alta em relação à taxa de 6,1% registrada no trimestre imediatamente anterior. O Brasil também abriu 431.995 vagas formais de trabalho em fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número foi o maior resultado mensal da série histórica e acima do esperado pelo mercado. Lá fora, os investidores reagiram a novos dados econômicos dos EUA, na expectativa pelas tarifas recíprocas anunciadas pelo presidente Donald Trump e que entram em vigor na próxima semana. O índice de confiança do consumidor medido pela Universidade de Michigan caiu de 64,7 em fevereiro para 57,0 em março, abaixo da leitura preliminar de 57,9 e das projeções da FacSet dos mesmos 57,9. Esse foi o terceiro mês consecutivo de queda do índice. O Índice de Preços para Despesas com Consumo Pessoal  (PCE), dado preferido do Federal Reserve para inflação, veio com números mistos. O índice cheio subiu 0,3% em fevereiro e a 2,5% em 12 meses, em linha com as expectativas. Já excluindo os componentes voláteis de alimentos e energia, o núcleo da inflação subiu 0,4% no segundo mês de 2025 e foi a 2,8% na base anual — acima do esperado e elevou as preocupações do mercado.

As maiores altas foram da Infracommerce (37,5%) e Gafisa (28,66%). As baixas, Armac (-15,45%) e Light (-13,17%). Das cinco ações mais negociadas, três apresentaram retração: Infracommerce (37,5%), Hapvida (-2,13%), Cogna (3,92%), CVC (-0,44%) e preferenciais da Itaúsa (-1,03%). O volume negociado foi de R$ 18,28 bilhões.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.