Uma pesquisa realizada pela Mastercard e Americas Market Intelligence (AMI) em 13 países da América Latina e do Caribe aponta as mudanças nos hábitos dos consumidores e um aumento no uso de serviços financeiros provocados pela crise do novo coronavírus. O relatório mostra que a pandemia e o distanciamento social estimularam a inclusão digital e financeira na região e as tornaram uma prioridade. De acordo com os dados, mais de 40 milhões de pessoas foram bancarizadas nos últimos meses e, até o final do ano, a AMI estima que 50 milhões de usuários terão comprado online pela primeira vez.
O levantamento destaca que o e-commerce se tornou a forma mais relevante de comprar e houve uma substituição do dinheiro vivo. De acordo com os dados, 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia, enquanto 7% fizeram uma aquisição pela internet pela primeira vez. Para compras online (em sites ou aplicativos), cartões de débito, crédito e boletos aparecem como o método de pagamento preferencial dos consumidores brasileiros. Além disso, 25% dos entrevistados mudaram seu método de pagamento usado com mais frequência no e-commerce depois da pandemia.
“O Brasil, assim como o restante da América Latina, está em um ponto de virada para a digitalização da economia e do varejo, no qual opções de pagamento seguras e convenientes se tornaram uma prioridade”, afirmou Ana Paula Lapa, vice-presidente de Produtos & Inovação da Mastercard Brasil.
Em relação ao uso de dinheiro, houve uma queda acentuada em cada mercado devido ao aumento do e-commerce, à disponibilidade de alternativas como uso de cartão e pagamentos por aproximação. O estudo revela que, no Brasil, 57% dos consumidores estão usando menos dinheiro por conta do novo coronavírus, sendo que 38% reduziram seu uso em pelo menos 20%.