O excesso de liquidez no mercado, os novos pacotes de estímulo na Europa e Estados Unidos e a retomada da economia em diversos países animam as Bolsas globais nesta sexta-feira (5).
O Nikkei, índice de referência da Bolsa de Tóquio, subiu 0,74% e fechou a semana com ganhos de 4,51%. Na Bolsa de Seul, o Kospi avançou 1,43%, encerrando a semana com alta de 7,50%. Na China, o índice Xangai avançou 0,40% e encerrou a semana com ganhos de 2,75%.
As bolsas europeias também operam em alta (média de 2%) e os índices futuros dos Estados Unidos (avanço de 1,5%) apontam para a abertura otimista dos mercados. Destaque para o setor financeiro. No início da manhã, as ações do espanhol Santander aceleravam 5%. Nas bolsas de Frankfurt e Londres, papeis ligados ao setor de entretenimento e aviação sobem com força diante da expectativa de retomada das atividades.
Às 8h30, o índice EWZ, principal ETF do Brasil em Nova York, operava com alta de 3%, gerando a expectativa de bom desempenho da Bolsa brasileira nesta sexta-feira.