Uma iniciativa em Santa Catarina quer estimular o empreendedorismo entre os alunos da rede pública do estado. Trata-se do projeto “Aprender a Empreender”, que tem como foco aproximar empresários e professores. “Os empresários estão se mobilizando para ir às escolas”, diz a professora universitária Eliana Camargo Moreira, coordenadora do projeto. “Existe uma geração que aprendeu a trabalhar como empregado. A iniciativa busca mudar isso e criar a mentalidade de como é ser o gestor do próprio negócio”.
Iniciado no segundo trimestre, o projeto ambiciona realizar 20 reuniões até o final do ano. Eliana relata que foi escolhida para fazer a ponte entre os empresários e as secretarias municipais de educação em razão de sua experiência na capacitação de professores. “Trabalho há dois anos dando formação continuada para os docentes do estado”, diz. Ela afirma que o trabalho é voluntário e as palestras não são remuneradas. “Os empresários contam suas histórias e mostram aos professores como é ser um empreendedor no Brasil”, acrescenta.
A coordenadora da iniciativa acredita que os professores podem ajudar a disseminar a ideia. “Dentro da sala de aula, eles podem dar noção de como é organizar um negócio e apresentar as principais dificuldades que encontrariam hoje se fossem empresários”. Eliana defende que o ensino precisa caminhar nessa direção para preparar os jovens para os desafios do futuro. “A transformação de um país passa pela educação. Então precisamos preparar novas lideranças e ensinar empreendedorismo nas escolas”.