O banco de investimentos BTG Pactual (do mesmo grupo controlador da Exame) anunciou nesta quinta-feira, 14, por meio de fato relevante, que irá fazer uma oferta pública primária de 22.222.222 de units – sendo cada uma composta por duas ações preferenciais e uma ordinária. Com base no último valor de fechamento das units (91,26 reais), a oferta pode levantar 2,028 bilhões de reais.
Dependendo da demanda, no entanto, a oferta pode ser acrescida em até 25% (5.555.556 units), o que pode elevar o valor da oferta para cerca de 2,535 bilhões de reais.
Segundo o fato relevante, os recursos levantados devem ser usados para “acelerar as iniciativas estratégicas e o crescimento na área de negócios no varejo digital”, além de manter “fortes indicadores de capital e liquidez”.
A oferta dará prioridade aos acionistas do banco que detiveram suas units, ações ordinárias e/ou preferenciais de classe A. Aqueles que exercerem o direito de prioridade receberão recibos de subscrição, que serão substituídos pelas ações do banco em até 10 dias após a homologação.
Também serão feitos esforços para a colocação das units no mercado internacional. No Brasil, o público-alvo da oferta será exclusivamente acionistas, investidores profissionais e estrangeiros.
O fato relevante ainda alerta que não haverá procedimento de estabilização de preços, o que poderá fazer o preço das units “flutuar significativamente” no mercado secundário após a oferta.
O coordenador-líder da oferta será o próprio BTG Pacutal. Bradesco BBI, Itaú BBA, Morgan Stanley e Santander também participarão da oferta.
Por Guilherme Guilherme
Publicado originalmente em https://exame.com/invest/btg-anuncia-oferta-de-r-2-bi-para-reforcar-negocios-com-investidor-de-varejo/