A Bolsa opera estável nesta terça-feira (15), em um dia que abriu sem direções claras para o mercado de ações brasileiro. Às 11h34, o Ibovespa avançava 0,06%, aos 94.533 pontos, após ter subido 0,87% na segunda (14). Este é o patamar mais alto na história do índice, que vem acumulando recordes no início de 2019.
Parte do avanço é estimulado pelo desempenho positivo das bolsas asiáticas, que fecharam em alta após o governo chinês anunciar que vai impulsionar a economia com incentivos fiscais e aumento dos gastos em infraestrutura. A medida visa reverter o cenário de desaceleração da atividade econômica, que vem sendo comprovada pelos dados recentes divulgados pelo país. Os mercados globais também estão atentos à votação sobre o acordo do Brexit, na Inglaterra, que deve ser rejeitado pelo parlamento britânico, impondo uma dura derrota à primeira-ministra Theresa May.
Entre as cinco ações mais negociadas do dia, quatro operavam em alta: preferenciais da Petrobras (0,60%), Vale (0,86%), Ambev (0,80%) e Taurus (4,82%). Os papeis do Itaú Unibanco registravam queda de 1,16%. O dólar comercial subia 0,11%, negociado por R$ 3,70, depois de ter recuado no pregão anterior.