Em entrevista a MONEY REPORT, Annalisa Blando Dal Zotto, fundadora e CEO da ParMais, empresa de gestão de investimentos, fala como se comportar e preservar o patrimônio diante do pânico no mercado financeiro. Confira:
Como o investidor pessoa física pode proteger o seu capital em crises como a atual?
É muito importante avaliar como a carteira está montada. O ideal seria sempre contar com uma reserva de segurança e aplicar os recursos conforme os objetivos. Ter estratégia e diversificar os aportes pensando nisso. Agora que os investimentos já foram feitos, existe a questão comportamental. Manter o controle emocional e evitar o efeito manada.
O que ele deve fazer para não perder dinheiro?
Precisa reavaliar o valuation das empresas e arrumar a carteira com esse novo cenário. Não é momento para especular, mas o que não pode é vender os papéis e não fazer nada. É possível manter o risco para buscar a recuperação.
De que forma?
Muitas das empresas listadas na bolsa estão baratas e vão sobreviver à crise, como Petrobras, Vale e os grandes bancos. A tendência é que elas se fortaleçam em um espaço mais curto de tempo. Então seria um bom momento para a compra. Já as companhias aéreas, de turismo, de eventos, entre outros, serão fortemente impactadas. Faz sentido se desfazer desses papéis no atual cenário.
Como o investidor pode se manter informado em tempos de alta tensão no mercado?
Ter o suporte de bons gestores é fundamental para enfrentar esse período de incertezas. Também é recomendado buscar fontes respeitáveis, com conteúdo sério e isento.