Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

53% das empresas de sorvete querem investir em marketing

Estudo revela que procura por divulgação de produtos e serviços é maior até mesmo do que a busca por inovação e eficiência na produção

A indústria brasileira de sorvetes pretende investir mais em marketing nos próximos cinco anos. Essa é uma das conclusões do estudo “O Sorvete quer Falar”, um panorama da indústria de sorvetes desenvolvido pela Fispal Sorvetes em parceria com a Abrasorvetes e Agagel.

De acordo com a pesquisa, quase 53% dos entrevistados consideram prioridade os investimentos em marketing nos próximos cinco anos. O índice é maior até mesmo do que o das preocupações com o aumento da eficiência na produção, da inovação ou dos desafios de logística.

Crescimento do setor

“A expectativa para o setor em 2024 é de crescer 5% e acreditamos que os investimentos da indústria nesse segmento, já que restrita aos respondentes da pesquisa é de R$ 230 milhões, avaliando todo o setor esse número pode passar de R$ 1 bilhão”, explica Martin Eckhardt, presidente da Abrasorvete.

As cifras em se tratando de investimentos variam, mas a maior parcela dos entrevistados (55,3%) deve dispender quantias de até R$ 500 mil ao longo do ano. Uma parcela menos significativa (4,5%) deve investir mais de R$ 5 milhões. Cerca de 10% não pretende investir no negócio ao longo do ano, um número pequeno em relação ao todo.

A pesquisa mostra que a indústria de sorvetes deve aumentar os investimentos nos próximos anos como forma de sustentar o crescimento.

Desafios enfrentados pela indústria

Assim como ocorre com diversos outros mercados, as empresas de sorvete enfrentam uma série de desafios peculiares quando o assunto é investir em marketing. Desde a sazonalidade, passando pelo custo dos insumos e pelas mudanças nas tendências de consumo, tudo é motivo de alerta para os gestores. Alguns dos desafios enfrentados pela indústria incluem:

  • Temporada e clima: a demanda por sorvete pode variar significativamente com as estações do ano e com as condições climáticas. Isso pode dificultar a previsão de vendas e a gestão de estoques em determinadas regiões.
  • Concorrência intensa: o mercado de sorvetes é altamente competitivo, com muitas marcas e variedades disponíveis para os consumidores. Isso exige que as empresas se diferenciem de maneira eficaz para atrair e manter clientes.
  • Sazonalidade: além das variações climáticas, existem picos de demanda sazonais, como no verão ou em feriados específicos. Isso pode exigir estratégias de marketing sazonais e adaptáveis.
  • Custo dos ingredientes: os preços dos ingredientes, especialmente de laticínios e de frutas, podem ser voláteis. Isso pode afetar os custos de produção e, consequentemente, as estratégias de precificação e promoção.
  • Tendências de consumo: com um aumento na conscientização sobre saúde e nutrição, os consumidores podem se mostrar mais preocupados com relação às calorias e ingredientes nos sorvetes. Isso pode impactar nas estratégias de marketing e na necessidade de diversificar o portfólio de produtos.
  • Inovação de produtos: para se destacar, as empresas de sorvete precisam constantemente inovar em sabores, embalagens e formatos de produto. Isso requer investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de estratégias de marketing para que os lançamentos sejam um sucesso.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

- Informações atualizadas a cada 10 minutos
- Gráfico mostra valor fechado do dia

Pergunte para a

Mônica

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.