Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

73% das lojas virtuais do Brasil são familiares

Pesquisa foi realizada com base em uma amostra de mais de 23 milhões de sites brasileiros

O setor de e-commerce no Brasil apresentou um crescimento forte em relação a 2022. O número de lojas virtuais aumentou em 17% em um ano, chegando a mais de 1,9 milhão. 73,5% delas são e-commerces são familiares e que 86% deles tem menos de 10 funcionários. Já 45,7% são empresas individuais, nas quais apenas o empreendedor trabalha.

Os dados são da nova edição da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro, realizada anualmente pela empresa de dados BigDataCorp. O levantamento foi realizado em 2024, com base em uma amostra de mais de 23 milhões de sites brasileiros.

O levantamento aponta um crescimento significativo nas empresas de pequeno porte, aquelas que têm um faturamento anual de até R$ 5 milhões. Esse aumento veio junto com uma queda na parcela de empresas que têm faturamento mais elevado, que hoje totalizam apenas 2,7% do total. 

Também há uma redução na integração dos canais de venda físicos: a proporção de e-commerces que possuem loja física caiu para 16,5%, contra cerca de 19% em 2022. Os marketplaces, por outro lado, seguem cada vez mais relevantes. O número de e-commerces presentes em pelo menos um marketplace teve um aumento de 61% nos últimos 2 anos, saltando de 14.8% para 23.8%. Ainda para o especialista, a pesquisa evidencia um cenário promissor para o comércio eletrônico no Brasil.

“Esse aumento reflete a resiliência e adaptação do setor em um contexto pós-pandemia. Pequenos negócios estão ganhando destaque, o que mostra uma democratização do e-commerce. A queda na integração com lojas físicas e o aumento significativo em marketplaces realçam a eficácia do comércio eletrônico.” comenta.

Nas lojas online são oferecidos, principalmente, produtos e serviços com preço menor do que R$ 100 (72,3%). Já itens com valores acima de R$ 1 mil tiveram uma queda acentuada de 2022 a 2023 (20,5% contra 15%). Uma grande parcela dos e-commerces (68,4%), possuem uma variedade de até 10 produtos à disposição do consumidor.

Cerca de 75,6% das lojas online contam com mídias sociais. Embora o Facebook ainda seja a rede mais utilizada, o TikTok vem rapidamente ganhando espaço. Em 2021, estava presente em 1,2% das lojas, e hoje já está em 14%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.