4ª edição do evento focou no futuro da agricultura e da pecuária
O Banco BTG Pactual promoveu nesta quinta-feira (17) a quarta edição do AgroForum, com foco no tema “Futuro em Desenvolvimento“.
O banco reuniu importantes personalidades para discutir o futuro da agricultura. Desta vez, a discussão girou em torno das tendências emergentes no setor. O agro é um segmento que movimenta mais de R$ 1 trilhão anualmente, e os participantes do fórum exploraram suas imensas potencialidades.
Os especialistas presentes abordaram a ascensão contínua do agronegócio brasileiro, detalhando seus investimentos, as inovações que estão moldando o campo e o impacto desse desenvolvimento no cenário global.
As palestras abordaram uma ampla gama de tópicos no setor, incluindo energia sustentável, inovações em biocombustíveis derivados de grãos, estratégias para a transição energética, o impacto da indústria no campo, o cenário atual do segmento de proteínas, o Brasil como uma potência no agronegócio, o papel dos bioinsumos e até mesmo uma análise do contexto econômico e político do país.
No encerramento, André Esteves, chairman e sócio sênior do BTG Pactual, afirmou que o agribusiness brasileiro está se tornando algo muito sofisticado, com tecnologia embarcada, desafios logísticos e, portanto, oportunidades. “E a gente se tornar o celeiro de alimento do mundo traz também uma posição geopolítica muito confortável (…). Em um mundo polarizado, e potencialmente turbulento, nada melhor do que você manter a amizade com todos e ser necessário para todos”, completou.
Destaques
- Um dos principais temas debatidos foi o futuro da energia no agronegócio. Os especialistas concordaram que a transição energética é uma tendência inevitável, e que o setor precisa se preparar para esse novo cenário.
- Outro tema importante foi a sustentabilidade. Os participantes discutiram a importância do agronegócio brasileiro ser cada vez mais sustentável, tanto do ponto de vista ambiental quanto social.
- O fórum também abordou as oportunidades que o agronegócio brasileiro oferece para o mercado internacional. Os especialistas destacaram que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, e que o setor tem potencial para crescer ainda mais nos próximos anos.
Participantes:
- Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia
- André Esteves, chairman e sócio sênior – BTG Pactual
- Antônio Gissi, CEO – Essere
- Cila Schulman, consultora política
- Denis Alves, CEO – Grunner
- Diego Gonçalves, diretor executivo – BTG Pactual
- Eduardo Miron, CEO – Frigol
- Erasmo Battistella, fundador – Be8
- Fabrício Simões, CEO – Ubyfol
- George Vital, CEO – Fockink
- Gilberto Tomazoni, CEO – JBS
- Jorge Almeida, diretor-geral brasil – Rovensa
- José Mazuca, CEO – UISA
- Lucas Marquiori, sócio – BTG Pactual
- Luiz Barroso, CEO – PSR
- Luiz Dumoncel, CEO e fundador – 3Tentos
- Mansueto Almeida, economista-chefe – BTG Pactual
- Marcel Jorand, CEO – Gás Verde
- Mariana Oiticica, sócia – BTG Pactual
- Mauro Mendes, governador do Mato Grosso
- Nicole Trennepohl, diretora executiva – Stara
- Rafael Abud, CEO – FS Bio
- Renato Pereira, VP – Adecoagro
- Ricardo Faria, presidente do conselho – Granja Faria
- Roberto Sallouti, CEO – BTG Pactual
- Ronaldo Caiado, governador de Goiás
- Sérgio Carvalho, CEO – Randoncorp
- Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo
- Thiago Duarte, sócio – BTG Pactual
O que MONEY REPORT publicou