Apesar dos desafios, o setor continua otimista com o futuro
O setor de serviços do Brasil desacelerou no final do ano passado, mas ainda registrou crescimento, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4). O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor caiu de 51,2 para 50,5 pontos em dezembro, mas ficou acima da marca de 50, que separa expansão de contração.
A pesquisa da S&P Global mostrou que a atividade foi impulsionada por um aumento nas vendas e pela resiliência da demanda. No entanto, foi limitada por cancelamentos de pedidos em algumas empresas.
A inflação do setor também subiu, atingindo o patamar mais alto em sete meses. Os preços cobrados pelos serviços subiram 5,1% em dezembro, ante 4,3% em novembro.
Apesar dos desafios, o setor de serviços continua otimista com o futuro. Mais da metade dos participantes da pesquisa (51%) prevê aumento nos níveis da atividade daqui para frente.
“Coletivamente, a confiança em relação ao futuro melhorou, atingindo um pico de quatro meses, com o otimismo associado à esperança de melhores condições econômicas, estabilidade de preços e tendências de demanda mais positivas”, disse Pollyanna de Lima, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence.
Com a expansão moderada dos serviços após uma contração no setor industrial em dezembro, o PMI Composto do Brasil registrou leitura de 50 em dezembro, de 50,7 em novembro, o que aponta estagnação.